| 03/09/2009 11h15min
Após extensivas negociações nas últimas 24 horas, a Force India concordou nesta quinta em liberar Giancarlo Fisichella de seu contrato para que o italiano assuma a vaga de Felipe Massa na Ferrari até o fim do ano. Ele entra no lugar do piloto de testes italiano Luca Badoer, que teve desempenhos fracos nos GPs da Europa, em Valência, e da Bélgica, em Spa-Francorchamps.
Após dias de especulação sobre o companheiro de Kimi Raikkonen na Ferrari e com o anúncio de que Felipe Massa estaria fora para o restante da temporada, cresceram os rumores sobre a saída de Luca Badoer. O italiano pode assumir também a vaga de piloto de testes em 2010.
– Giancarlo e seus empresários mostraram a mim a proposta da Ferrari na quarta. Para um piloto italiano, uma vaga na Ferrari é um sonho e para ele não era diferente. Ninguém pode impedir isso. Além disso, o acordo assegurará o futuro dele na equipe e seria incorreto arriscar isso. Mas Giancarlo teve uma contribuição vital para a equipe – diz Vijay Mallya, dono do time, em comunicado oficial.
A chegada de Fisichella à Ferrari pode ter sido parte de um acordo da Force India para o perdão da dívida da equipe indiana ainda do fornecimento de motores em 2008. Mas Mallya nega.
– Não chegamos a um acordo financeiro com a Ferrari. Este acordo foi feito pensando no bem de Giancarlo e do esporte em geral. Um italiano competitivo na Ferrari é muito positivo para a Fórmula-1 e só pode ajudar a categoria a crescer nestes tempos difíceis.
A Force India ainda não decidiu o companheiro de Adrian Sutil para o restante da temporada. A imprensa europeia acredita na entrada do italiano Vitantonio Liuzzi, piloto de testes da equipe.
As informações são do site Globoesporte.com.