| 01/09/2009 21h14min
O Brasil segue imbatível na Copa América de Basquete, disputada em Porto Rico. Na noite desta terça-feira, a vítima foi o México, arrasado por 92 a 61 (45 a 29 no primeiro tempo).
Com o resultado, o Brasil ficou a um passe de garantir uma vaga no Mundial de 2010, na Turquia. Se derrotar o Canadá, na quarta-feira, a equipe de Moncho Monsalve garante uma vaga nas semifinais e no Mundial.
O cestinha da partida foi o armador Leandrinho, com 18 pontos. Outro jogador da NBA, Anderson Varejão também teve boa atuação e comandou o ataque brasileiro. Do lado do México, Quintero anotou 13 pontos e foi o destaque.
Muito superior ao rival, o Brasil não demorou muito a abrir 10 pontos no placar logo no início do primeiro quarto. Mas aí a equipe relaxou e os mexicanos diminuíram para quatro. Após um puxão de orelhas de Moncho, o time fechou a parcial em 24 a 17.
No segundo quarto, o técnico brasileiro aproveitou para fazer algumas alterações. Tirou Splitter e Alex para colocar JP Batista e Marcelinho. O time voltou a cair de rendimento, e a vantagem escorregou para quatro pontos. No final, ficou em 45 a 29.
Guilherme Giovannoni e Jonathan Tavernari foram para o jogo no terceiro período. Mesmo com os reservas, o ritmo não caiu e a diferença chegou a passar dos 20 pontos. Nos últimos segundos, Tavernari fechou em 69 a 45.
No último quarto, os titulares seguiram descansando no banco de reservas. Olivinha, o único que ainda estava no banco, entrou em quadra. Sem se esforçar de mais, a seleção brasileira fechou o jogo tranquilamente e ficou ainda mais próxima do Mundial.
CLICESPORTES