| 01/09/2009 15h10min
No começo de julho, o Fluminense havia se isolado na liderança do ranking de demissão de técnicos na era dos pontos corridos após a demissão de Carlos Alberto Parreira. A troca no Flamengo de Cuca por Andrade empatou essa disputa, mas o Tricolor voltou ao primeiro lugar com a saída de Renato Gaúcho - 18 mudanças. Na análise do GloboEsporte.com, foram consideradas as mudanças nos quatro maiores centros do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais).
Esta será a 18ª troca de técnicos nas Laranjeiras desde 2003 e a quarta só neste ano. Cuca foi o escolhido pela diretoria tricolor. Coincidentemente, ele também substituiu Renato Gaúcho em 2008 e não durou até o fim da competição, dando lugar a René Simões, que ajudou o Flu a se livrar no rebaixamento. Agora, em situação bem pior, pois a equipe está na lanterna com apenas 16 pontos em 22 jogos, a missão de Cuca é ainda mais complicada do que na última temporada.
Quatro treinadores em um ano, por sinal, nem é o recorde do Flu, já que, em 2006, o clube teve cinco comandantes durante o período: Ivo Wortmann, Paulo Campos, Oswaldo de Oliveira, Antônio Lopes e Paulo César Gusmão. Mas, como 2009 ainda não terminou, o clube carioca ainda tem tempo de igualar esta marca ou mesmo superá-la.
As mudanças de comando foram constantes nos quatro grandes rebaixados na era dos pontos corridos. O Grêmio, em 2004, teve quatro treinadores, coincidentemente Cuca foi um deles. O Atlético-MG em 2005 e o Corinthians em 2007 nem precisaram chegar ao quarto técnico antes de cair, mas mudaram três vezes nas temporadas que as suas torcidas não gostam de lembrar. Já o Vasco no ano passado exagerou e teve cinco comandantes diferentes, o que não ajudou a salvar a equipe cruzmaltina.
No ranking da mudança de técnicos, o Grêmio aparece na sétima posição com 11 trocas. Já o Inter é o 11º com seis.
Fluminense: 18 trocas
2003: Renato Gaúcho, Joel Santana e
Renato Gaúcho
2004: Valdir Espinosa, Ricardo Gomes e
Alexandre Gama
2005: Abel Braga
2006: Ivo Wortmann, Paulo Campos, Oswaldo de Oliveira, Antônio Lopes e Paulo César Gusmão
2007: Paulo César Gusmão, Joel Santana e Renato Gaúcho
2008: Renato Gaúcho, Cuca e René Simões
2009: René Simões, Carlos Alberto Parreira, Renato Gaúcho e Cuca