| 31/08/2009 09h54min
Mais de 3 mil avaianos foram a Curitiba, e o Avaí perdeu. Motivo para vaias? Não. Os torcedores aplaudiram o time no final da partida. Mesmo porque havia 11 jogos que o Leão não era derrotado. Agora, esta marca entra para as estatísticas, aliada a outras duas: em 2008, entre o Catarinense e a Série B, o Leão ficou 16 partidas sem perder. E, jogando na Ressacada, foram 36 jogos de invencibilidade, série encerrada só em março.
A derrota para o Coritiba, por 2 a 0, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, foi tratada como um resultado normal pelo técnico Silas.
— Não ficaríamos o campeonato inteiro sem perder um jogo. Mas aconteceu em um jogo onde o Coritiba foi um pouco melhor — declarou o treinador Silas.
Outra marca importante teve como palco a Ressacada, o que ajudou o Avaí a ascender à Série A e a conquistar o Catarinense depois de 11 anos. Foram 36 jogos de invencibilidade entre 2008 e 2009. Em quase 15 meses, o torcedor não viu seu time ser
superado em Florianópolis.
Além
desta, outra sequência importante aconteceu entre o Catarinense e a Série B de 2008, que é pouco lembrada. Foram quase quatro meses sem o time da Capital conhecer um resultado negativo.
Quando Silas assumiu o time, o Leão vinha de um empate com o Metropolitano e uma vitória sobre o Atlético-Ib. Depois foram cinco vitórias seguidas, com 17 gols marcados e sem sofrer nenhum. A primeira derrota do treinador foi na Segundona, contra o Bahia, na nona rodada.
— O torcedor está feliz. Acho que já tem mais de um ano que ele está feliz, tem motivos para acompanhar o time e apoiar. O torcedor sabe que a melhor forma de ajudar é empurrando, e é o que ele tem feito. É uma das razões para a gente estar onde estamos – afirmou Silas, ao falar dos aplausos da torcida após a derrota.
Em 11 jogos, o Avaí saiu da lanterna para brigar na parte de cima da tabela de classificação e terminou a 22ª rodada na sexta colocação, com 34 pontos. Mesmo com a derrota para o
Coritiba, o Avaí tem uma outra série para
lutar: nos últimos cinco jogos na Ressacada foram cinco vitórias – com 11 gols marcados, apenas um sofrido. Só que terá pela frente no próximo domingo, dia 6, às 18h30min, um adversário difícil: o Inter. O discurso continua sendo o de não perder para buscar cada ponto possível na competição.