| 29/08/2009 10h20min
Giancarlo Fisichella, da Force India, protagonizou a surpresa do ano na Fórmula-1 ao garantir a pole position do GP da Bélgica, na manhã deste sábado, em Spa-Francorchamps. O italiano fez uma excelente volta na superpole e superou o compatriota Jarno Trulli, da Toyota, por apenas 87 milésimos no treino classificatório. A corrida será disputada neste domingo, às 9h.
Nick Heidfeld, da BMW Sauber, sai na terceira posição, uma à frente de Rubens Barrichello, da Brawn GP, o quarto colocado. O brasileiro conseguiu uma vantagem significativa sobre seus rivais na briga pelo campeonato. Jenson Button, seu companheiro, larga apenas em 14º. A dupla da RBR também não teve bons resultados: Sebastian Vettel é o oitavo e Mark Webber o nono.
O polonês Robert Kubica larga em quinto com a BMW Sauber, uma posição à frente de Kimi Raikkonen, da Ferrari. O carro do finlandês é o unico equipado com o Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) entre o Q3. Timo Glock,
da Toyota, sai na sétima
posição. O alemão ficou cinco posições atrás de Trulli, seu companheiro de equipe. Nico Rosberg, da Williams, completou a lista dos dez primeiros colocados no treino classificatório na Bélgica.
Pole do GP da Europa, em Valência, Lewis Hamilton também ficou fora da superpole. O atual campeão do mundo não conseguiu repetir o bom desempenho da sexta-feira e sai na 12ª posição neste domingo. A McLaren, aliás, não teve os resultados esperados neste treino, já que Heikki Kovalainen, outro piloto do time, só conseguiu a 15ª posição no grid.
Fernando Alonso, da Renault, confirmou a má fase da equipe francesa. O espanhol, bicampeão do mundo em 2005 e 2006, só conseguiu a 13ª posição no treino classificatório e também ficou fora do Q3.
Já o mau desempenho de Luca Badoer continua a atrapalhar a Ferrari. Na segunda corrida como substituto de Felipe Massa, que se recupera do forte acidente no treino classificatório do GP da Hungria, o italiano larga
novamente na última posição, com um
desempenho pífio. Ele foi eliminado ainda na primeira parte da sessão (Q1), após uma rodada nos minutos finais na Les Combes.
Romain Grosjean, em sua segunda corrida como substituto de Nelsinho Piquet na Renault, não conseguiu ir além do Q1 e sai apenas em penúltimo. O francês foi superado até por Jaime Alguersuari, da STR, que faz apenas a terceira prova na F-1 aos 19 anos. Antes destas provas, o espanhol nunca tinha feito um teste sério com um carro da categoria. Ele larga na 17ª posição.
As informações são do Globoesporte.com.