clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 29/08/2009 03h19min

Fernandão é recebido com carinho na volta ao RS

Ídolo colorado ainda não teve escalação confirmada para o jogo de domingo

Carlos Guilherme Ferreira  |  carlos.ferreira@zerohora.com.br

Se o treino do Goiás sob o sol forte de Alvorada, ontem à tarde, servir de indicativo, o Beira-Rio verá amanhã uma apoteose com a volta de Fernandão. Titular ou reserva do time de Hélio dos Anjos – o mistério persiste –, o capitão da Libertadores e do Mundial mantém prestígio inalterado com os colorados. E conta as horas para voltar ao estádio que o consagrou.

– O Beira-Rio é algo mítico para nós, da turma de 2005 e 2006. A gente olha para o estádio e enxerga várias coisas – filosofou.

Pois acontece o mesmo quando os torcedores olham para o antigo capitão. Como ontem. Passavam dois minutos das 16h quando o ônibus com a delegação do vice-líder do Brasileirão estacionou no pátio da impecável sede do Pedrabranca FC (onde até pouco tempo morava o RS Futebol). Desceram o técnico Hélio dos Anjos e a maioria dos jogadores até Fernandão aparecer acompanhado de Iarley. Vinha sendo vigiado pela torcedora Regina Frota, 71 anos, que disse ser amiga do capitão. Câmera fotográfica na mão e camisa do Inter no peito, abraçou e beijou o ídolo sem esconder a alegria:

– Tenho 26 fotos com ele.

– Menos de 10 passos adiante, Fernandão parou para dar autógrafo a Igor Figueiró Costa, 12 anos. Vestindo camisa do Grêmio, o guri admitiu ser fã desde os velhos tempos e, claro, projetou torcida incondicional para amanhã. Fez parte de um time de tietes reforçado por meninos colorados parados na calçada em frente ao Pedrabranca e a outras tantas pessoas que cercariam o campo, quase duas horas mais tarde, atrás de uma foto, autógrafo ou atenção. Uma delas, um pai, ouviu Fernandão animar um pequeno que insistia em não sorrir em seu colo.

– O tio é feio, mas tá tranquilo – descontraiu o capitão, agora de verde.

Bonito foi o que o “tio” fez no treino com campo reduzido e equipes misturadas. Ao lado de Iarley, Felipe e Léo Lima, marcou três gols. No segundo, ouviu o incentivo de um companheiro:

– Boa, Lúcio!

Exatamente, Fernandão tem Lúcio como segundo nome. E Goiás como primeiro time, jura de pés juntos. Ainda que, por vezes, cometa um ato falho.

– Hoje visto a camisa do Inter... (pausa) do Goiás – corrigiu.

É fruto dos quatro vitoriosos anos no Beira-Rio, quando conquistou a torcida até de um colega de Goiás. Trata-se do atacante Felipe, colorado nascido em Passo Fundo. De férias no Náutico em 2006, o goleador do Goiás neste Brasileirão, com nove gols, torceu pela TV contra o Barcelona. Agora, derrete-se ao falar de Fernandão, a quem considera “uma pessoa extraordinária fora de campo”.

Hélio dos Anjos e Iarley seguem esta linha. O técnico dá a pista que prefere escalá-lo no meio, ainda que prefira mistério sobre a presença entre os titulares – o capitão disse estar 100% à disposição.

ZERO HORA
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.