| 28/08/2009 09h15min
O brasileiro naturalizado croata Eduardo foi denunciado pela Uefa por ter simulado um pênalti, marcado pelo árbitro. O jogador marcou um gol e comandou a vitória do Arsenal por 3 a 1 sobre o Celtic, da Escócia, que garantiu a classificação do clube inglês para a fase de grupos da Liga dos Campeões. O atleta pode ser punido com dois jogos de suspensão na Liga, segundo informações são do jornal Daily Mail.
Em comunicado, a Uefa disse que analisou o vídeo do lance antes de decidir denunciar o jogador.
– O departamento de disciplina da entidade discutirá o caso em 1º de setembro – diz a nota.
Se for punido, Eduardo ficará de fora das partidas contra o Standard Liege, em 16 de setembro, e Olympiacos, em 29 de setembro. O presidente da Scottish Football Association (a federação escocesa de futebol), Gordon Smith, foi quem fez a reclamação contra o jogador.
O presidente da Uefa, Michel Platini, admite a possibilidade de punição ao atleta e confia na qualidade da arbitragem, apesar do erro da partida entre Arsenal e Celtic.
– Por muitos anos os jogadores têm simulado, porque os árbitros não tinham qualidade o suficiente. Estou convencido que temos juízes próximos para prevenir jogadores de simularem e que vão tomar a decisão correta – observou.