| 27/08/2009 09h33min
Eduardo da Silva marcou um gol e comandou a vitória do Arsenal por 3 a 1 sobre o Celtic, da Escócia, que garantiu a classificação do clube inglês para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Porém, o brasileiro naturalizado croata pode enfrentar problemas por causa deste jogo. O presidente da Scottish Football Association (a federação escocesa de futebol), Gordon Smith, pediu à Uefa uma punição ao jogador por ter simulado um pênalti, marcado pelo árbitro.
Em entrevista ao jornal inglês The Independent, Smith pediu o uso das imagens de vídeo para auxiliar a arbitragem e criticou fortemente a atitude do jogador:
— Eduardo é um jogador fantástico que lutou para voltar de uma lesão grave e voltar a jogar no mais alto nível. No entanto, ontem à noite mostrou
desrespeito ao jogo. Desde que assumi este cargo, eu levantei a
questão da simulação, tanto aqui na Escócia como com a Fifa e a Uefa. Eu não acho que tenho recebido apoio suficiente nos meus esforços para erradicar o que acredito ser uma das mais graves ameaças à integridade do futebol. A noite de ontem mostrou exatamente por que devemos tomar a sério esta questão.
Ao final da partida, os jogadores do Celtic também pediram que Eduardo seja suspenso pela Uefa. O próprio jornal The Independent publicou também um artigo condenando veemente o "mergulho do brasileiro".