| 26/08/2009 10h22min
O torcedor do Avaí costuma pedir a entrada de Roberto nos jogos da Ressacada. Mas é em Curitiba que o atacante poderá ter a primeira oportunidade de jogar os 90 minutos. Isso porque William desfalca o time e Luis Ricardo, com uma fadiga muscular, deve ser poupado.
Roberto participou de um coletivo na terça, quando atuaram os reservas e os garotos das categorias de base. Eles se preparavam para enfrentar a seleção sub-20 do Uruguai, nesta quarta, às 19h30min, no Estádio da Ressacada. Ao final do treino, o técnico Silas disse que Roberto não participará do amistoso porque poderá ser titular contra o Coritiba.
A estreia de Roberto foi contra o Botafogo. O Avaí perdia por 2 a 0 quando o atacante entrou no segundo tempo. Incendiou o jogo e deu o passe para o gol de Marquinhos. Desde lá existe a expectativa por sua atuação durante os 90 minutos de uma partida.
Mesmo sem ser titular, o atacante foi decisivo em pelo menos dois confrontos — os
primeiros da reação do Avaí na competição. Contra
o Goiás, o primeiro jogo da série invicta do Leão, fez o segundo gol da vitória, por 2 a 0, no Serra Dourada.
Contra o Sport, na Ilha do Retiro, foi o herói da partida. Saiu do banco quando o jogo estava empatado em 1 a 1. Marcou um gol e ainda deu um passe para Luis Ricardo fazer outro.
No treino de terça, Roberto mostrou uma de suas principais características: a velocidade. O time adversário se preparava para cobrar uma falta quando Silas o lançou; o técnico queria pegar a defesa despreparada. O atacante pegou a bola, correu até a linha de fundo e só foi parado por Fernando Bob, na entrada da área. Mas com falta. Um bom presságio para sábado.