| 25/08/2009 11h49min
A campanha do Avaí no Brasileirão tem chamado a atenção de todos no meio esportivo. Nas últimas 11 partidas foram 8 vitórias, 3 empates, 23 gols marcados e sete sofridos.
Em entrevista para o TVCOM Esportes, o técnico Silas foi questionado sobre o discurso humilde e uniforme do grupo e comissão técnica sobre os objetivos do Avaí na competição, e destacou que essa é uma característica do grupo:
— O time é desta forma, não é um time caro. A primeira etapa do clube após retornar é permanecer na Série A, então a gente agora não pode ficar namorando outras coisas enquanto temos um objetivo bem definido. Como eu disse, daqui 4, 5 ou 6 rodadas, de repente, podemos pensar em outras coisas, porque a gente pode atingir a pontuação da permanência antes do que esperamos.
O técnico Silas revela que a união do grupo é um dos motivos para o bom desempenho do time no Brasileirão, e citou um exemplo que aconteceu depois da partida contra o Flamengo para
ilustrar o momento do time:
—
Quando acabou o jogo contra o Flamengo, o Marcus Winícius, volante que jogou os últimos três jogos, mas não jogou contra o Flamengo, em seu lugar entrou o Ferdinando, no vestiário o Marcus Winícius atravessou no momento da oração, apertou a mão do Ferdinando e deu um abraço nele. E o Marquinhos, que é o capitão da equipe falou: 'Esse abraço já diz tudo, a gente não precisa fazer mais nada'. Isso é o grupo, um torce pelo outro, se gostam muito. Quando isso começa a acontecer, você está conseguindo transformar um ambiente de trabalho, de muita competição, em um ambiente de família.
O técnico avaiano afirmou que nada mudou desde o início do campeonato, mesmo na fase ruim, e disse que sua permanência no clube faz parte do processo vencedor dos treinadores:
— O que mudou foi ter mantido a convicção, ou seja, não mudou nada. Nos sentimos apoiados, que é o principal. A gente não abriu mão do que estávamos fazendo mesmo sabendo que era pouco tempo para darmos a
volta.
— Essa já é uma
vitória à parte (sua permanência). Esse é um dos processos vitoriosos na carreira de um treinador, que é permanecer. Mas isso é devido à presença da diretoria e do presidente no trabalho do dia a dia. Quando você está vendo o que está acontecendo fica mais fácil segurar.
O Avaí volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no sábado, dia 29, às 18h30min, contra o Coritiba, no Paraná. Para a partida Silas não poderá contar com Emerson, que levou o terceiro cartão amarelo. O atacante William vai passar por uma ressonância magnética nesta segunda e também pode desfalcar o Leão no sábado.