| 25/08/2009 15h24min
O prefeito de Florianópolis, Dário Berger (PMDB), anunciou nesta terça-feira que as obras dos elevados do Trevo da Seta, no acesso ao Sul da Ilha de Santa Catarina, e da Rita Maria, no Centro, serão iniciadas nos próximos dias. Os elevados devem ajudar a desafogar o trânsito em dois pontos críticos da cidade.
Berger explicou que o começo das obras foi prejudicado por questões burocráticas. No caso do elevado da Rita Maria, próximo às pontes da cidade, o início da obra teria sido atrasado por um embargo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O órgão, que estuda o impacto da nova estrutura no visual da ponte Hercílio Luz, teria solicitado estudos complementares à prefeitura.
— Esta semana isto deve ser resolvido. Caso contrário, daremos a ordem de serviço sem a autorização do Iphan e depois discutiremos com o instituto, se for preciso na Justiça — disse Berger, que havia prometido anteriormente que a obra seria
iniciada até o dia 23 de agosto.
Já
o início das obras do Trevo da Seta, no acesso ao Sul da Ilha, dependem apenas da assinatura da ordem de serviço pela prefeitura. Os projetos estão prontos e a empresa responsável pela obra já foi definida por meio de licitação.
Os R$ 16 milhões em recursos para a construção foram disponibilizados pelo governo do Estado. Na última quinta-feira, foram assinados os decretos que determinam as desapropriações de imóveis na região.
Visualizar Elevados do Trevo da Seta e Rita Maria em um mapa maior
Motoristas que trafegam no Sul da Ilha (foto) e Centro sofrem com gargalos do sistema viário
Foto:
Daniel Conzi