| 22/08/2009 05h15min
A lentidão do time do Grêmio preocupa Paulo Autuori. Amanhã, no Olímpico, contra o Atlético-MG, o técnico irá encarregar Douglas Costa da missão de fazer a bola chegar com mais rapidez aos atacantes. Trata-se da chamada transição entre o meio-campo e o ataque, resume o treinador. Segundo ele, esse foi o defeito mais grave do time na derrota de quarta-feira, para o Santos, a oitava em 10 jogos fora de casa.
– Tivemos mais posse de bola do que o adversário, mas não soubemos bem o que fazer com ela – diz Autuori.
Em toda a partida, o Grêmio teve apenas três conclusões, duas por Jonas e outra por Souza, em cobrança de falta, aos 40 minutos do segundo tempo. A maior parte do treinamento de ontem foi usada em chutes a gol.
Assim, Autuori desiste momentaneamente da ideia de escalar Douglas Costa como atacante. Perea e Jonas são mantidos para amanhã. Herrera, recuperado de lesão no joelho direito, vira alternativa no banco.
– Prefiro que
Douglas jogue na sua posição, como meia. É um
jogador em quem tenho total confiança – afirma.
Haverá modificações na defesa e no meio. Sem poder contar com Léo, lesionado, e Rafael Marques, suspenso, Autuori forma a dupla de zaga com Mário Fernandes e Réver. Tulio e Joilson são candidatos a atuar como lateral-direito, com maiores chances para o primeiro. Com Souza e Douglas Costa na armação, o técnico dará funções mais defensivas a Tcheco.
– Deixo claro que são tendências. Mas, nas vezes em que falei em tendências, as coisas acabaram por se confirmar – observa.
Grêmio tem 86,7% de aproveitamento em casa
Apesar do aproveitamento de 86,7% em partida no Olímpico, Autuori prevê dificuldades amanhã. Lembra que o técnico Celso Roth, por conhecer bem as características dos jogadores do Grêmio, poderá neutralizar as jogadas mais eficientes.
Apesar de abatidos com o desempenho fora de casa, os jogadores reagem bem às brincadeiras de amigos e
familiares. É o caso do volante Adilson:
– O cachorro nem pula mais no
colo quando eu chego em casa.
Souza (E) diz não ter problemas com Tcheco: “Sou amigo do Tcheco, jogamos videogame juntos, estamos no mesmo barco”
Foto:
Vinícius Rebello