| 20/08/2009 19h47min
A cidade de Joaçaba, no Oeste catarinense, está em festa. Tudo porque a jogadora da seleção brasileira de vôlei Natália Zílio vem se destacando no grupo do técnico Zé Roberto Guimarães na busca do octacampeonato no Grand Prix, no Japão.
Carinhosamente apelidada de caçula, a ponteira, de apenas 20 anos, foi a maior pontuadora do Brasil na vitória por 3 a 0 (25/21, 25/20 e 31/29) sobre a China na última madrugada. A brasileira marcou 19 dos 50 pontos de ataque do time brasileiro.
Com 1m86cm de altura, Natália não esconde o que sente quando está no ar, pronta para atacar uma bola:
— A vontade de fazer o ponto é grande e, na hora que a bola vem, a gente quer subir com tudo.
No início do Grand Prix, a atleta — nascida no Paraná mas que desde muito pequena mora em Joaçaba — estava revezando na posição com a ponteira Sassá. Para garantir de vez a titularidade, a ponteira ainda precisa amadurecer um pouco mais no
fundamento recepção.
Mas, a presença de Natália
entre as titulares, mostra que o técnico Zé Roberto está em busca de um comportamento mais agressivo da equipe. Por isso, Natália tem se tornado peça chave nas vitórias do Brasil nesta fase final do Grand Prix — a primeira foi sobre a Rússia.
Apesar da boa atuação, a atleta mais jovem da seleção está focada na próxima partida, diante da Holanda, na madrugada de sábado, às 3h30min (Brasília):
— Vencer por 3 a 0 é bom porque temos mais tempo de descanso para enfrentar nossos próximos adversários.
O currículo de Natália na seleção:
- Medalha de ouro na Montreux Volley Masters 2009
- Campeã da Copa Pan-Americana 2009
- Medalha de prata na Copa Pan-Americana 2008
- Medalha de ouro na Copa dos Campeões 2005
- Medalha de ouro no Campeonato Mundial Juvenil 2007
- Medalha de ouro no Campeonato Mundial Infanto-Juvenil 2005