| 19/08/2009 07h11min
A seleção brasileira feminina de vôlei iniciou com uma vitória suada a reta final rumo ao oitavo título do Grand Prix. Pela primeira rodada da fase final da competição, que será toda disputada em Tóquio, as campeãs olímpicas venceram a sempre duríssima seleção russa por três sets a dois, com parciais de 25/20, 22/25, 25/17, 24/26 e 16/14, em uma hora e 54 minutos de jogo. A partida terminou por volta de 6h15min desta quarta-feira. A maior pontuadora brasileira foi Sheilla, com 28. Na preliminar, a Holanda derrotou a China, por três sets a dois (18/25, 25/22, 25/22, 24/26 e 15/13).
Depois de quatro sets tensos, em que os erros não eram perdoados, Brasil e Rússia foram para um tiebreak emocionante. O quinto set começou com o Brasil na frente, mas a Rússia conseguiu virar com um bloqueio para 4 a 3, depois de estarem em desvantagem em 1 a 3. As russas mantiveram a frente no marcador, mas os ataques de fundo de quadra com Natalia e Sheilla davam esperança ao Brasil. Porém, foi numa jogada
dessas que a
Rússia foi para a primeira parada técnica com 8 a 6 a seu favor.
Na volta, Mari fez o sétimo ponto e fez o time vibrar. Sheilla fez o nono ponto numa dividida na rede e Mari fez o ponto da virada: 9 a 8. O treinador russo pediu tempo e na volta uma bola de segunda de Sheshenina igualou o placar. Um erro de Fabiana no ataque deu às russas a vantagem no marcador novamente (10 a 9), mas ela se recuperou e o jogo ficou empatado novamente.
Em dois ataques as russas abriram dois pontos: 12 a 10. O Brasil tentava empatar e virar o jogo nos momentos finais, mas as adversárias não permitiam e foram a 14 a 12 no seu primeiro match point. Natalia fez o 13º ponto do Brasil e Joyce e Ana Tiemi voltaram à quadra. Depois de uma recepção errada das russas após saque de Thaisa, Mari empatou o jogo: 14 a 14. E na volta do tempo pedido pelo técnico russo, Thaisa brilhou com dois bloqueios, fez o 15º e o 16º pontos e saiu vibrando com as companheiras para comemorar a difícil e
espetacular vitória do Brasil.
Na madrugada desta quinta-feira, a seleção brasileira, ainda invicta na competição, agora com 10 vitórias, volta à quadra para enfrentar a China, pela segunda rodada da fase final. A partida começará às 3h30min (de Brasília) e terá transmissão ao vivo da Rede Globo. As informações são do site GloboEsporte.com.