| 19/08/2009 21h29min
Ainda não foi desta vez que o Grêmio conseguiu se livrar do trauma de não ter vencido uma partida sequer fora de casa no Brasileirão de 2009. O time de Paulo Autuori sustentou a igualdade até os 33 minutos da segunda etapa, quando Paulo Henrique subiu mais alto que todo mundo e marcou, de cabeça, o gol da vitória de 1 a 0 do Santos sobre os gaúchos, nesta quarta-feira, em jogo válido pela 20ª rodada da competição. Em 10 jogos fora de Porto Alegre, são oito derrotas e dois empates.
Rafael Marques foi expulso e desfalca o Grêmio na partida contra o Atlético-MG, domingo, às 16h. Será o reencontro com o técnico Celso Roth. Como o zagueiro havia recebido também o terceiro cartão amarelo na Vila, ele volta pendurado frente ao Botafogo.
Com o resultado, o Grêmio permanece com 28 pontos e deve perder algumas posições ao final da 20ª rodada. O Santos, com a vitória, chegou aos mesmos 28.
O jogo
O primeiro tempo da partida na Vila Belmiro foi de muita luta e disposição por parte dos jogadores. Mas, oportunidades de gol, foram poucas. O placar de 0 a 0 ao final dos 45 minutos iniciais foi justo, devido a fraca produtividade ofensiva das equipes.
O Santos começou forçando bastante as jogadas pelas laterais. Wanderley Luxemburgo tentou tirar proveito da juventude de Mário Fernandes e Bruno Collaço, mas o setor defensivo do Grêmio se mostrava bastante eficiente.
Bem atrás, o Grêmio começou a se soltar na frente. Muito participativo na partida, Souza foi o destaque do time gremista. No entanto, a dupla de ataque formada por Jonas e Perea não estava no mesmo ritmo e o clube gaúcho criou apenas uma oportunidade.
Aos 29 minutos, Bruno Collaço cruzou da esquerda. A zaga do Santos afastou mal e Jonas pegou o rebote. Dentro da área, o arremate sai muito fraco e o goleiro Felipe impediu a abertura do placar.
Aos 31 minutos, um erro de arbitragem favoreceu o Grêmio. Madson cruzou da direita. Germano estava livre à frente de Victor. Ele tentou o toque na bola, mas não conseguiu. Mesmo assim, a bola entrou no cantinho da meta gremista e o bandeira assinalou impedimento. Apesar de ter participado da jogada, Germano estava em condições e o time da Vila poderia ter aberto o placar já no primeiro tempo.
Depois deste lance, o Grêmio acabou se descontrolando um pouco na partida e quase foi punido aos 35 minutos. Rafael Marques tocou com a cabeça para trás, após cruzamento de Paulo Henrique. A bola tocou na trave e se ofereceu para Kléber Pereira, dentro da pequena área. O chute saiu torto, para alívio dos tricolores.
2º tempo
Paulo Autuori preferiu não alterar a equipe após o intervalo. Mas Wanderley Luxemburgo resolveu ousar, colocando o meia ofensivo Neymar no lugar de Germano e Triguinho na vaga de Pará, que é volante e estava improvisado na lateral-esquerda, já que Léo não pôde atuar.
O recomeço do confronto foi complicado para o Grêmio. Com as mudanças, o Santos foi para cima e quase marcou após uma grande jogada de Neymar. Só aos 10 minutos os gaúchos conseguiram se soltar e o Tricolor chegou com perigo, mas Perea acabou desarmado quando se preparava para a finalização dentro da área inimiga.
Aos 13 minutos, Joílson entrou no lugar do lesionado Léo. Com as investidas do adversário se tornando cada vez mais perigosas pelo setor, Thiego foi para o jogo no lugar de Tcheco, aos 21 minutos, para recompor o sistema. Com isto, Joílson foi deslocado para a meia-direita e Thiego assumiu a lateral. Aos 32 minutos, Douglas Costa assumiu o lugar de Jonas no ataque.
Se no primeiro tempo o Grêmio marcava muito bem as investidas pelo lado direito do ataque do Santos, na segunda etapa a história foi diferente. O time da casa encontrava muitos espaços por ali e o gol da vitória acabou surgindo depois de um cruzamento de George Lucas. Paulo Henrique subiu no meio da defesa gaúcha e testou para o fundo do gol de Victor: 1 a 0.
No final, até o goleiro Victor tentou o gol de empate. Mas não deu. Mais uma vez, o Grêmio retorna para Porto Alegre com uma derrota na bagagem.
Gols: Paulo Henrique Ganso, aos 34 minutos do segundo tempo. Cartões amarelos: Rafael Marques, Jonas (Grêmio), Eli Sabiá, Róbson (Santos). Cartão vermelho: Rafael Marques (Grêmio). Estádio: Vila Belmiro, em Santos (SP). Data: 19/08/2009. Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO). Auxiliares: Cristhian Passos Sorence (GO) e João Patrício de Araújo (GO). Renda e público: R$ 103.710,00/6.499 pagantes |
|
SANTOS 1 | GRÊMIO 0 |
---|---|
Felipe, George Lucas, Fabão, Eli Sabiá e Pará (Triguinho); Rodrigo Mancha, Rodrigo Souto, Germano (Neymar) e Paulo Henrique Ganso; Madson (Róbson) e Kléber Pereira. | Victor, Mário Fernandes, Léo (Joílson), Rafael Marques e Bruno Collaço; Rever, Adílson, Tcheco (Thiego) e Souza; Jonas (Douglas Costa) e Perea |
Técnico: Wanderley Luxemburgo. | Técnico: Paulo Autuori |
Tcheco foi substituído no segundo tempo da derrota gremista para o Santos
Foto:
Ivan Storti, Lancepress