| 19/08/2009 18h15min
O sonho alimentado pela torcida do Riograndense, de ver o time de Santa Maria de volta à Série A do Gauchão depois de 30 anos, acabou na tarde desta quarta-feira, no Estádio Boca do Lobo, em Pelotas. O Periquito perdeu por 3 a 1 para o Pelotas e assim fechou a sua participação a sua participação no quadrangular final da Série B do Gauchão, com uma rodada de antecedência. As vagas para a primeira divisão ficaram com o Pelotas e com o Porto Alegre — o time da Capital venceu o Cerâmica por 2 a 0 em Gravataí.
A partida na Boca do Lobo teve dois gols logo no início. O Pelotas abriu o placar aos dois minutos, com Sandro Sotilli, e ampliou aos 13, com Dauri. No segundo tempo, Maicon Sapucaia fez o terceiro dos donos da casa, aos 35 minutos. O gol de honra do Riograndense saiu do pé esquerdo de Rafael Viana, aos 43 minutos da etapa final.
De volta a Santa Maria, a quinta-feira será para o Riograndense pensar no seu futuro, tanto o imediato quanto o de médio prazo. A primeira
questão é definir se
haverá o jogo de domingo, contra o Cerâmica, no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Maria. A outra decisão diz respeito à participação do clube na Copa Arthur Dallegrave. Alguns dirigentes do Riograndense desejam participar da competição que já teve início no último fim de semana, embora a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) já tenha informado que isso não será mais possível visto que o prazo de inscrição já terminou.