| 14/08/2009 15h11min
Por unanimidade, o Superior Tribunal de Justiça Deportiva (STJD) decidiu pela mudança da pena de D'Alessandro para cinco jogos de suspensão. O argentino terá que cumpri-los no Campeonato Brasileiro. O recurso da punição ao jogador pela confusão com William na final da Copa do Brasil, entre Inter e Corinthians, foi julgado na tarde desta sexta-feira.
Na ocasião, o jogador foi denunciado no artigo 253 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (agressão física), e pegou 60 dias de suspensão. Nesta tarde, a punição foi desclassificada para o artigo 258 (atitude contrária à disciplina ou à moral desportiva), com pena de suspensão de um a 10 jogos, por isso foi possível a diminuição da pena.
Como no jogo em que D'Alessandro cumpriu suspensão (contra o Fluminense, antes do Gre-Nal), a pena era válida pelo artigo 253, aquela partida não conta agora. Com isso, ele fica fora dos jogos contra Santo André, Corinthians, Palmeiras, Santos e Goiás, e voltará a defender o Inter
pelo Brasileirão em 2 de
setembro, contra o Atlético-MG. Antes disso, ainda poderá jogar pela Sul-Americana.
Excepcionalmente, o julgamento foi realizado em São Paulo, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e não no Rio de Janeiro, na sede do tribunal. O advogado do Inter, Daniel Cravo, mostrou imagens da confusão em diversos ângulos. Foi veiculada também a entrevista de William em rede nacional, dizendo que D'Alessandro não tentou agredi-lo.
— Por que razão o D'Alessandro não efetuou a agressão? Ele teve duas oportunidades e não agrediu o adversário. Não podemos classificar isso como tentativa de agressão. Não se pode punir com 60 dias um jogador que deu socos e chutes no ar.
Daniel Cravo pediu também que fosse levado em conta o fato de que o jogador era réu primário.
Em seguida, o procurador Paulo Schmitt fez a acusação, afirmando que o que se vê nas imagens é sim uma tentativa de agressão, e criticou a Primeira Comissão Disciplinar
por julgar de forma muito branda. No entanto,
admitiu a mudança para punição por jogos.
Na hora dos votos, a maioria dos auditores votou inicialmente pela desclassificação da pena e cinco jogos por suspensão. Os que não haviam votado desta forma voltaram atrás e acompanharam os demais. Último a votar, o presidente do STJD, Rubens Approbato Machado, que voltou a presidir os julgamentos após um mês afastado pro problemas de saúde, afirmou:
— Ele praticou um ato de molecagem. Foi uma brincadeira de mau gosto e merece ser punida.
Approbato também votou pela punição de cinco jogos, sendo seguido pelo único auditor que ainda não havia voltado atrás. Assim, a decisão foi tomda por unanimidade.
Se fosse mantida a pena de 60 dias, D'Alessandro perderia 14 jogos do Inter.
D'Alessandro ficará fora dos jogos contra Santo André, Corinthians, Palmeiras, Santos e Goiás
Foto:
Eduardo Cecconi