| 12/08/2009 10h01min
O empate em casa com o América-MG - 0 a 0, no último domingo - na abertura das quartas-de-final da Série C do Brasileirão não foi suficiente para desmobilizar os torcedores do Brasil de Pelotas. No total, 125 xavantes de várias cidades já confirmaram presença em excursões rumo a Minas Gerais.
No próximo domingo, o Brasil-Pe visita o América-MG em Belo Horizonte. Quem vencer ao mesmo tempo passa para as semifinais da competição, e garante acesso à Série B 2010. Qualquer empate com gols classifica o Xavante, e novo 0 a 0 leva a decisão para os pênaltis.
Dois ônibus sairão de Pelotas - no extremo sul gaúcho - na sexta-feira, enfrentando 1.975 quilômetros até a capital mineira. Eles somam 56 passageiros.
Ainda no Rio Grande do Sul, outros 40 rubro-negros compraram passagens de avião. Sairão de Brasília pelo menos quatro xavantes, três de Curitiba e um do Rio de Janeiro, todos via aérea. Outro ônibus partirá de Joinville, com 21 torcedores confirmados.
Os xavantes não recebem nenhum subsídio da diretoria do clube, ou de patrocinadores, para a viagem. Muitos fazem contas e arrecadam dinheiro para se integrar às excursões.
Há ainda iniciativas particulares não contabilizadas, incluindo mais torcedores dos três estados do Sul, de São Paulo, e da Região Centro-Oeste.
Estima-se que aproximadamente 200 xavantes estejam no estádio incentivando o Brasil-Pe contra o América-MG. Em Pelotas, na partida de ida, menos de 20 torcedores do América-MG estiveram presentes.
CLICESPORTES