| 11/08/2009 07h10min
O técnico Paulo Autuori foi a grande convicção da diretoria gremista após a demissão de Celso Roth. O treinador chegou ao Olímpico com missão de ganhar a Libertadores e de fazer uma boa campanha no Brasileirão. Se o primeiro objetivo parou no Cruzeiro, o segundo está comprometido com a incapacidade do Grêmio de vencer fora de casa. Desde a sua chegada, Autuori não conseguiu vitórias longe de Porto Alegre. Só no primeiro turno do campeonato nacional foram oito jogos, seis derrotas e dois empates. O interino Marcelo Rospide ainda comandou a equipe na primeira partida longe do Olímpico, contra o Atlético-MG, na derrota por 2 a 1.
No Brasileirão de 2008, sob o comando de Celso Roth, somando todos os jogos disputados fora de casa pela competição, a equipe venceu sete, empatou cinco e perdeu outras sete. Nesta edição, o Tricolor terá 10 jogos longe de seus domínios no returno do Brasileirão para tentar mudar as estatísticas negativas.
Na passagem pelo Grêmio em 2008/2009, Celso Roth conseguiu 19 vitórias fora de casa. No Gauchão, contra adversários inferiores aos que a equipe enfrenta no Brasileirão, foram cinco jogos comandados pelo treinador fora de casa e cinco vitórias conquistadas. O Grêmio caiu nas quartas, para o Juventude, perdendo por 3 a 2 dentro do Olímpico. Na Copa Sul-Americana, o Gre-Nal do Beira-Rio terminou empatado em 1 a 1.
Na Copa do Brasil é que o técnico não teve bons resultados. Foram quatro jogos fora de casa, com uma vitória e três derrotas. O Grêmio foi eliminado na segunda fase, pelo Atlético-GO, na decisão por pênaltis. Essa queda, somada aos Gre-Nais que Roth não conseguiu vencer, o fizeram balançar no cargo. Quase ninguém acreditava em uma boa campanha da equipe no Brasileirão.
O Grêmio manteve a convicção em Roth e iniciou o Brasileirão com o técnico no comando. E o que a maioria não esperava, aconteceu: uma vitória sobre o São Paulo, em pleno Morumbi, na primeira rodada. A campanha terminou com sete vitórias fora na competição. O Tricolor ficou em segundo lugar, perdendo o título para o São Paulo. Algumas partidas vencidas longe do Olímpico ainda foram com goleada: Goiás 0x3 Grêmio, Figueirense 1x7 Grêmio, Atlético-MG 0x4 Grêmio e Ipatinga 1x4 Grêmio.
Roth permaneceu comandando a equipe em 2009. No Gauchão, foram três vitórias em 10 jogos fora de casa (11 jogos com o Gre-Nal disputado em Erechim). O Grêmio perdeu a decisão do primeiro turno para o Inter e, no segundo turno, caiu nas quartas novamente diante do rival.
O objetivo do Grêmio na temporada 2009 nunca foi escondido: a Copa Libertadores. Roth já estava à perigo, muito pressionado pela torcida no início da competição continental. O treinador comandou a equipe em três jogos fora de casa e conquistou três vitórias. Apesar disso, ele não resistiu à pressão e acabou sendo demitido. O interino Marcelo Rospide passou a treinar o time gremista. Em uma partida jogada longe do Olímpico, ele venceu. Logo em seguida Paulo Autuori assumiu.
Autuori comandou o Grêmio em dois jogos fora de casa pela Libertadores. Empatou um (diante do Caracas) e perdeu o outro (para o Cruzeiro). A perda do título foi sentida. Toda a atenção após a eliminação da competição continental foi voltada para o Brasileirão. O interino Marcelo Rospide estava com a equipe no primeiro jogo fora de casa, contra o Atlético-MG, na derrota por 2 a 1. Autuori comandou o Grêmio longe do Olímpico no campeonato pela primeira vez diante do Vitória, e perdeu por 1 a 0, em 31 de maio. A partir daí, foram só derrotas.
Em nove jogos fora de casa no primeiro turno do Brasileirão, Autuori empilha sete derrotas e dois empates. O Grêmio volta a atuar longe do Olímpico no dia 19 de agosto, contra o Santos, na Vila Belmiro.
A sequência de jogos fora de casa no returno do Brasileirão:
Santos x Grêmio
Botafogo x Grêmio
Náutico x Grêmio
Goiás x Grêmio
Atlético-PR x
Grêmio
Corinthians x Grêmio
Inter x Grêmio
Santo André x Grêmio
Cruzeiro x Grêmio
Flamengo x Grêmio
Pariticipe do Mural: Por que o Grêmio não consegue vencer fora de casa sob o comando de Paulo Autuori?
CLICESPORTES