| 09/08/2009 10h13min
Após abrir 2 sets a 0 em Macau, a seleção brasileira feminina suou para vencer a China por 3 a 2 (parciais de 25/21, 25/20, 18/25, 22/25, 15/12), com direito a tie-break emocionante, e segue invicta no Grand Prix com seis vitórias. As informações são do site G1.
O Brasil marcou 2 a 0 com facilidade, mas as donas da casa, empurradas pelo ginásio lotado, empataram e forçaram o tie-break. No set final, as chinesas ficaram na frente até o empate de 11/11, quando Mari acertou dois pontos de saque e colocou o time de José Roberto Guimarães na frente. Sheilla, maior pontuadora da partida com 24, fechou.
No primeiro set, as chinesas começaram partindo para cima do Brasil e conseguiram abrir 4/0 no placar. Empolgada pela torcida, a China chegou no tempo técnico vencendo por 8/3. Após a conversa com Zé Roberto, o time brasileiro voltou melhor para a quadra. Mais calmas e acertando a mão nos saques, as brasileiras conseguiram a virada. A seleção brasileira fechou o set
em 25/21, em 23 minutos.
No segundo set, o tempo técnico veio com o placar de 8/3. Mas, desta vez, a vantagem era da seleção brasileira, que voltou do intervalo mais calma e controlando a partida. A partir do segundo tempo técnico, quando o set estava em 16/11 para o Brasil, as chinesas melhoraram, mas a reação chinesa ficou só no esboço. A responsável por garantir o segundo set foi a levantadora Dani Lins. Primeiro, ganhou uma dividida na rede. Depois, marcou de segunda: 25/20, também em 23 minutos, 2 a 0 para o Brasil na partida.
China empata, mas Brasil leva no tie-break
No terceiro set, o time de Zé Roberto começou bem e parecia que fecharia o jogo. As meninas fizeram 8/5, quando a China pediu tempo. Deu certo. As donas da casa voltaram melhores, empataram e viraram para 9/8, o que acordou novamente a torcida no ginásio. A seleção brasileira não conseguiu mais ficar na frente do placar.
O 13º ponto chinês foi polêmico. Após grande
defesa brasileira, a árbitra alegou que a bola passou
pelo lado da antena, gerando muita reclamação da capitã Dani Lins. Fabi ainda fez duas belas defesas no lance que deixou o placar em 14/13 para a China, mas o Brasil não se encontrou no set e foi derrotado por 25/18, em 24 minutos. Foi o segundo set perdido pela equipe na competição.
O quarto set foi marcado pelo equilíbrio, com placar empatado até o 4/4. O bloqueio brasileiro voltou a trabalhar e a seleção chegou a 6/4. Mas o Brasil errou um saque e um ataque com Sheilla, e o jogo voltou a ficar empatado, 6/6. Depois, 8/8, e na sequência, 9/ 9, com uma disputa prolongada para as brasileiras marcarem com uma bola de segunda de Dani Lins. As donas da casa mantiveram o bom ritmo e Wang Yemei fechou o set em 25/22, levando a partida para o tie-break.
No set decisivo, o Brasil iniciou pontuando, mas a China virou para rapidamente. Quando o jogo estava em 9/7, graças a uma condução de Ma Yunwen, o Brasil deixou a vantagem em apenas um ponto: 9/8 para as chinesas.
Um toque na rede de
Fabiana deu o 11º à China. Mas o Brasil chegou ao empate com cortada de Mari e bloqueio: 11/11. Mari foi decisiva ao acertar dois pontos de saque seguidos: 13/11. Com Sheilla, o Brasil fez 14/12 e ficou com o jogo nas mãos. Ana Tieme sacou, deu contra-ataque e Sheilla, com bola na diagonal, fechou a partida em 15/12.
Times:
China: Li Juan, Xue Ming, Ma Yunwen, Chu Jinling, Wei Qiuyue, Wang Yimei.
Líbero: Zhang Xian.
Entraram: Yan Na, Hui Ruoqi
Brasil: Dani Lins, Fabiana, Thaisa, Mari, Natália, Sheilla.
Líbero: Fabi.
Entraram: Sassá, Carol Gattaz, Joyce, Ana Tiemi