| 08/08/2009 21h11min
A Argentina que foi ao Rio de Janeiro para a disputa do torneio amistoso de basquete Super Four nem de longe lembra a campeã olímpica em 2004 e bronze em 2008. O desfalque de jogadores importantes como Ginóbili, Nocioni, Oberto e Scola, poupado, mostrou as falhas dos hermanos, que deixaram o Brasil com duas derrotas e o último lugar da competição no Maracanãzinho.
Depois de perder para Austrália, o time do técnico Sérgio Hernandéz foi derrotado pelo Uruguai por 84 a 79, na noite deste sábado.
No primeiro quarto, a Argentina tratou de anular a maior ameaça uruguaia, o pivô Esteban Batista, que não conseguia criar suas jogadas. Os hermanos abriram boa vantagem, chegaram a liderar por 13 pontos, mas fecharam a primeira parcial ganhando por sete: 30 a 23. A tônica no início do jogo era o festival de bolas de três: 5/6 para os argentinos, 4/4 para os uruguaios.
Na metade do segundo período, Batista enterrou no contra-ataque, levantou a pequena torcida no Maracanãzinho e cortou a vantagem dos argentinos para 35 a 31. A virada veio pouco depois, mas os uruguaios não conseguiram manter o ritmo e deixaram o rival abrir sete pontos de novo. No intervalo, a vantagem da Argentina era de 50 a 43.
Na volta do vestiário, o Uruguai não deixou o placar abrir. Mesmo com Batista bem marcado embaixo da cesta, a equipe celeste apertou a marcação e foi para o quarto período perdendo por apenas quatro pontos (61 a 57).
No quarto período, o Uruguai desperdiçou dois contra-ataques fáceis e levantou a torcida quando finalmente conseguiu virar o placar. Os hermanos chegaram a ficar à frente quando restavam pouco mais de 2 minutos para o fim, mas, logo depois, pararam em quadra e permitiram que os adversários abrissem vantagem e fechassem o jogo com cinco pontos de diferença.