| 08/08/2009 00h00min
Uma grande surpresa. Assim pode ser definida a vitória da Austrália sobre a Argentina por 110 a 107 na noite desta sexta-feira, no Maracanãzinho, pelo Super Four. O triunfo do time da Oceania chegou após duas emocionantes prorrogações
Com o resultado, os australianos se credenciaram para enfrentar o Brasil na decisão do torneio que ocorre neste sábado, às 21h15 (de Brasília). Antes, às 19h, os argentinos pegam o Uruguai na decisão do terceiro lugar.
Grande estrela argentina e único atleta que atua na NBA, o ala-pivô Luis Scola jogou apenas 21 minutos e anotou 11 pontos. O cestinha do jogo foi o ala australiano Ingles, com 25 pontos marcados
Quem esperava que a Argentina tivesse a mesma facilidade que o Brasil teve frente aos uruguaios, se surpreendeu com o bom jogo dos australianos, que mostraram muita força na defesa, com bom jogo físico.
A Argentina, por outro lado, encontrava muitas dificuldades no ataque, especialmente quando o técnico Sérgio Hernández mandava à quadra os reservas.
Depois de ficar atrás no placar desde o segundo quarto até 5m17 para o fim do jogo, os argentinos conseguiram passar na frente com dois lances livres de Paolo Quinteros, fazendo 82 a 80.
Porém, mesmo após conseguir colocar cinco pontos de vantagem, os argentinos permitiram uma reação dos australianos e a 1m25 do término, o time da Oceania vencia por 87 a 85.
A dramaticidade aumentou ainda mais quando a Argentina retomou a posse de bola a 24s do fim da partida e Paolo Quinteros, a três segundos do fim, fez 89 a 87 para os hermanos. Entretanto, após o pedido de tempo australiano, o ala Joe Ingles conseguiu o empate no estouro do cronômetro, levando a partida para a prorrogação.
No prolongamento, o equilíbrio persistiu, e nem mesmo após colocar quatro pontos de dianteira a Austrália conseguiu segurar o ímpeto da Argentina, que igualou a partida em um lance livre de Kamerichs a 21 segundos do fim. Isso depois de desperdiçar o primeiro, que poderia ter selado o triunfo.
A segunda prorrogação seguiu no mesmo ritmo, mas desta vez os australianos não desperdiçaram a oportunidade de conseguir uma grande vitória após abrir novamente quatro pontos de vantagem.