| 07/08/2009 16h10min
Os clubes uruguaios chegaram a um acordo sobre a nova fórmula de disputa do campeonato local, que será implantada na temporada 2009-2010, com início em 22 de agosto.
Os dirigentes das equipes e a federação uruguaia decidiram acabar com a Liguilla, torneio que definia os classificados para a Copa Libertadores e à Copa Sul-Americana.
Já os torneios Apertura e Clausura serão mantidos, e a soma de pontos vai formar a classificação anual.
O campeão da liga vai garantir o acesso direto à Copa Libertadores de 2011. As outras duas vagas serão definidas pela tabela anual.
As equipes que conquistarem o Apertura e o Clausura irão para a Copa Sul-Americana de 2011. O terceiro classificado para este torneio virá da classificação total.
O Uruguai, que tem atualmente duas vagas na Sul-Americana, ganhará mais uma a partir da edição de 2011.
A modificação na fórmula do Uruguaio serve para corrigir uma
suposta injustiça cometida contra o Defensor Sporting.
O clube
conquistou o último Apertura e somou mais pontos na classificação anual, mas ficou fora de todos os torneios internacionais. Isto porque foi derrotado nas finais da liga e ficou em quinto na Liguilla.
Segundo os dirigentes, as mudanças valerão, a princípio, apenas para a próxima temporada devido à falta de datas disponíveis para a disputa da Liguilla.
A Fifa determinou que os torneios locais não podem passar de 16 de maio, uma medida tomada para permitir uma melhor preparação das seleções para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.