| 07/08/2009 08h10min
Antes do início do Campeonato Brasileiro, a imprensa nacional apostava: o Avaí seria rebaixado. Quando estava na lanterna da Série A, o time virou deboche, foi humilhado. Hoje, com seis vitórias e um empate em sete partidas, o Leão conquistou respeito dos outros clubes. Mais que isso, tornou-se o exemplo a ser seguido.
Na 10º rodada, o Avaí era o lanterna. A diretoria não demitiu o técnico Silas e sequer dispensou jogadores. Desacreditado, o time foi a Goiânia e bateu o Goiás. Agora, está há sete rodadas invicto. A marca está servindo de exemplo para muitos clubes.
— Temos de seguir o exemplo de São Paulo e Avaí. Se conseguimos encaixar uma sequência de quatro ou cinco jogos, vamos entrar de vez na briga — afirmou o meia Paulo Henrique, do Santos, após vitória sobre o Náutico.
Um dos times vencidos pelo Avaí foi o Atlético-PR, por 3 a 1. Mas o Leão deixou em Curitiba uma sensação de esperança.
— O Avaí é prova (de que o time pode
se recuperar). Se eles conseguiram, por que nós
não podemos? — questionou Wesley.
A arrancada avaiana também é inspiração para times da Série B. Após perder para o Vasco, na última rodada, e cair para a zona de rebaixamento, o Juventude busca uma reação como a da equipe catarinense.
— Eu vejo isso (a queda para o grupo da degola) como uma coisa momentânea. O campeonato está embolado. Na Séria A, o Avaí embalou quatro ou cinco vitórias e está lá em cima — disse Ivo Wortmann, técnico do time gaúcho.
Para o técnico Silas, um dos principais responsáveis pela fase do time, os elogios refletem a convicção no trabalho.
— Ser líder quando se é campeão catarinense, quando sobe para a Série A, quando ganha do Grêmio, é fácil. O duro é ser líder quando está todo mundo tirando sarro, fazendo piadinha daqui, dali, aí é difícil você juntar o grupo, dizer que eles têm qualidade e conseguir remontar — explicou o treinador após a vitória sobre o Santo André.
Foi difícil, mas
Silas conseguiu fazer as mudanças no Avaí.
>>> Os números do Leão
Invencibilidade de sete jogos
Nos últimos sete jogos, o Avaí empatou em 0 a 0 com o Corinthians e venceu seis: Goiás (2 a 0), Sport (3 a 1), Grêmio (1 a 0), Atlético-PR (3 a 1), Vitória (4 a 0) e Santo André (1 a 0)
Números da série invicta
Gols marcados: 14
Gols sofridos: 2
Saldo de gols: 12
Números no campeonato
Gols marcados: 24
Gols sofridos: 19
Saldo de gols: 5
Aproveitamento: 50%
Menos cartões amarelos
O Avaí recebeu apenas 37 cartões amarelos, menor número do campeonato. Este é um dos critérios de desempate.