| 06/08/2009 13h
Após confissão do técnico Jayme Netto no maior caso de doping na história do atletismo brasileiro, com cinco atletas da Rede Atletismo flagrados pelo uso do “EPO” (eritropoetina), as atenções se voltaram para o fisiologista Pedro Balikian. Citado por Jayme como mentor do caso, ele não quer falar sobre o assunto por orientação do seu advogado. Balikian não se pronunciará até o início do processo judicial, segundo informações do GloboEsporte.com.
Porém, quem fez questão de se manifestar sobre o episódio, enviando uma nota oficial à imprensa nesta quinta-feira, foi a Faculdade de Ciência e Tecnologia da Unesp, onde trabalham Jayme Netto e Pedro Balikian. Segundo a instituição, a direção do Campus de Presidente Prudente está aguardando o resultado da contra-prova para, com base nisso, fazer a apuração.
Jayme Netto é professor do departamento de fisioterapia, e Pedro Balikian, professor do departamento de educação física e coordenador do laboratório de fisiologia do exercício.
Confira na íntegra a nota oficial enviada pela faculdade:
Em relação às notícias do resultado do exame antidoping em atletas brasileiros que se preparavam para o Mundial de Berlim, a direção da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Unesp - Campus de Presidente Prudente -, informa que vai apurar a participação no episódio dos dois docentes da instituição citados em reportagens. No caso de comprovar responsabilidade, tomar as providências cabíveis.
Direção da Unesp.