| 31/07/2009 11h26min
O Brasil fez valer a força de campeão olímpico na estreia no Grand Prix de vôlei. Na manhã desta sexta, a equipe derrotou Porto Rico, sem grandes dificuldades, por 3 sets a 0, com o apoio da torcida no Maracanãzinho, Rio de Janeiro. As parciais da partida foram: 25/22, 25/17 e 25/17.
As jogadoras brasileiras cumpriram a promessa de presentear o técnico José Roberto Guimarães com a vitória no dia em que ele completa 55 anos. No intervalo do primeiro set, o público no ginásio cantou "Parabéns a você" e o treinador recebeu uma réplica da medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Pequim.
– Muito obrigado. De coração – disse Zé Roberto, emocionado, com a medalha no peito.
Emoções à parte, Zé Roberto se mostrou nervoso com suas jogadoras no início do jogo. Alguns erros por falta de atenção fizeram o técnico levar muitas vezes as mãos à cabeça. Porém, sérias conversas nos tempos obrigatórios deram mais tranquilidade à seleção. A oposto Scheilla foi o destaque e o Brasil fechou o set em 25/22.
O set seguinte foi mais fácil. A seleção logo abriu vantagem de cinco pontos. Sheilla continuou sendo a bola de segurança do time, virando todas, além de se mostrar eficiente no ataque. As rivais bem que tentaram uma reação, mas foram contidas pelo bloqueio de Thaisa. Aos poucos, a diferença na pontuação foi aumentando, chegando a 25/17.
A facilidade do segundo set deu tranquilidade para Zé Roberto testar algumas reservas em quadra. Durante a parcial, ele colocou Ana Tiemi, Carol Gattaz e Joycinha. O nível de jogo do Brasil não caiu. Pelo contrário. Até o primeiro tempo técnico obrigatório, o placar marcava 16/7. Com 22/14, o treinador botou Regiane. A líbero Fabi era a única titular, e mostrou por que é considerada a melhor do mundo. Fez uma bela defesa, que levou ao 22° ponto. Um erro de Porto Rico deu a vitória à seleção, que fechou em 25/17.
Neste sábado, a equipe brasileira jogará contra a Alemanha, a partir das 10h, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, na segunda rodada do grupo A. O jogo será transmitido ao vivo pela RBSTV.
Após o jogo entre Brasil e Alemanha, os Estados Unidos enfrentarão Porto Rico, a partir das 13. No domingo , às 10h, a seleção brasileira, atual campeã olímpica, jogará contra as norte-americanas, prata em Pequim.
As informações são do GloboEsporte.com