| 27/07/2009 09h26min
O Grêmio terá pela frente uma sequência de cinco partidas até o fim do primeiro turno do Brasileirão. Destas cinco rodadas, três são fora de casa e pelo menos três são contra adversários duros. Um aproveitamento superior a 66% nessas partidas seria o ideal nesses confrontos. Ou seja, fazer pelo menos de 10 a 12 pontos para fechar essa metade do campeonato entre os times do G-4. Embora os números que a calculadora apresentem exijam esforço, o primeiro desafio gremista é na quinta-feira, quando o Grêmio enfrenta o o São Paulo no Morumbi:
– Na verdade, nós ainda não fizemos projeção. O primeiro desafio é justamente vencer o São Paulo fora de casa. Como o Grêmio joga duas em casa e três fora, é importante que tenhamos essa atitude no Morumbi para que a gente consiga subir esse primeiro degrau de vencer fora – explica o assessor de futebol, Luiz Onofre Meira.
Longe do Olímpico, até o momento, o Grêmio tem apenas 5% de aproveitamento – contra 83% em casa. A primeira pedreira é o São Paulo, no Morumbi, nesta quinta. Os outros jogos fora são diante do Palmeiras, no dia 6 de agosto, e na sequência, com o Barueri.
No Olímpico, o Grêmio vai receber Cruzeiro e Flamengo nos dias 2 e 16 de agosto, respectivamente.
O time de Paulo Autuori está em oitavo lugar na tabela do Brasileirão, com 21 pontos. O último colocado do G-4 no momento tem 24 pontos, e é o Inter. Atlético-MG lidera, passando o Palmeiras pelos critérios de desempate, pois ambos somam 28 pontos.
Atualizada às 10h08min.