| 25/07/2009 21h13min
Depois de vencer o Santo André por 3 a 2 jogando em Porto Alegre, neste sábado, o Grêmio volta a jogar pelo Brasileirão na próxima quinta-feira. O adversário é o São Paulo, no Estádio Morumbi. Para o técnico Paulo Autuori, é uma boa oportunidade de o Grêmio vencer pela primeira vez fora de casa.
– O desafio é ganhar fora. O grupo já sabe disso. O erro na campanha tem sido a falta de vitórias fora de casa. Nenhum de nós tem dificuldade de admitir isso – afirma.
O treinador explicou alguns fatores que levaram às derrotas fora:
– A equipe tem que ganhar dentro e ter bons resultados fora. Algumas derrotas não me preocuparam, mas contra o Avaí fomos muito mal. Nunca deixamos de ter atitude fora de casa. Em vários jogos fizemos gols e tivemos chances de ganhar. O anormal foi a perda de jogadores por expulsão – reitera.
Para o técnico do Grêmio, também não é mais justo se criticar a equipe pela perda de gols. Segundo ele, o Grêmio melhorou o aproveitamento na frente.
– Desde o 2º tempo da partida contra o Cruzeiro estamos criando e fazendo, até acima da média do Brasileirão. A efetividade melhorou. Agora enfrentamos o São Paulo, e nesses jogos que dão visibilidade o Grêmio cresce. Mas tem que fazer isso sempre, essa é a mentalidade de uma equipe vencedora – avalia.
O técnico evitou elogios demasiados ao zagueiro Rafael Marques e ao meia Souza, protagonistas da vitória sobre o Santo André:
– O Rafael está bem, não pelos gols, mas pela atuação dele lá atrás. Estamos muito bem servidos na posição e felizes porque ele é um grande profissional. Sobre o Souza, é um privilégio nós termos um jogador como ele. Mas não gosto de individualizar, isso eu faço lá dentro do vestiário.
No encerramento da entrevista coletiva, Autuori adiantou ainda que o time titular do Grêmio conta com os retornos de Fábio Santos, Réver e Maxi López, para as saídas de Jadílson, Rafael Marques e Jonas.
CLICESPORTES