| 23/07/2009 10h23min
Com 16 pontos e na 12ª colocação no Campeonato Brasileiro, o Avaí está hoje na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. Porém, o discurso dos jogadores é de cautela. Mesmo com a terceira vitória seguida, ao vencer o Grêmio por 1 a 0 na Ressacada, o capitão Marquinhos enfatizou que o objetivo maior do Leão é continuar na Série A em 2010.
Assista ao gol do Avaí
Marquinhos acredita que o grupo é experiente o bastante para não se empolgar com o bom momento que o time está passando.
— Temos experiência de sobra para nos deixar bastante tranquilos e conscientes de que não tem nada ganho ainda.
— Acredito que a gente não pode se empolgar, Libertadores não é para a gente no momento, o nosso pensamento é permanecer na Série A. Porque são 30 anos sem disputar a primeira divisão, e o pensamento desse grupo é permanecer, até porque a gente sabe que é muito difícil. Hoje estamos com 16 pontos e precisamos mais. Precisamos fazer 45, 46 pontos, dependendo da situação, para permanecer na Série A, então o pensamento nosso é apenas nos livrar do rebaixamento. Não vamos pensar lá na frente, até porque estamos numa fase de recuperação — pondera o capitão avaiano.
O meia também falou da mudança de esquema tático feita por Silas. O Avaí hoje joga no 3-5-2, que, em teoria, prejudicaria o futebol do meia:
— O esquema é bom a partir do momento que você ganha e você joga compactado. Foi o que aconteceu hoje, todo mundo perto do outro, e todos respeitando as linhas que o Silas determinou. Claro que no 4-4-2 eu chegava um pouco mais dentro da área para finalizar, mas isso não vai atrapalhar, até porque o momento hoje é de recuperação e, independente da formação, temos que nos doar ao máximo. Como já tinha acontecido lá em Goiânia, praticamente eu terminei o jogo de volante. Hoje, com um homem a menos, tive que fazer isso também, mas tudo em prol do Avaí, porque o time merece continuar na Série A.
Marquinhos voltou a exaltar o apoio da torcida, falando que ela merece a vitória mais do que os jogadores, pela dificuldade que tem para chegar ao estádio, e manda um recado:
— O torcedor veio e mais uma vez lotou a Ressacada. Pegou fila, o torcedor merece mais do que os jogadores, porque particularmente eu sei como é difícil vir para cá e depois pegar uma fila enorme para voltar também. Acabamos com a sina de que dentro de casa a gente não ganhava, viemos de duas derrotas e hoje ganhamos de uma grande equipe.
— Agora é pedir ajuda ao torcedor. Às vezes vamos perder, mas nunca vamos desistir, porque esse grupo já mostrou que nos momentos difíceis ele se sobressai. E mais uma vez ele está dando a volta por cima — concluiu Marquinhos.
O próximo desafio do Avaí na Série A será contra o Atlético-PR, no sábado, dia 25, às 18h30min, na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 14ª rodada do Brasileirão.
CLICESPORTES