| 17/07/2009 09h54min
A seleção brasileira feminina de basquete estreia contra Porto Rico no dia 23 de setembro pela primeira rodada do Grupo A da 6ª Copa América, em Cuiabá, no Mato Grosso. Depois o Brasil enfrenta a República Dominicana (24) e o Canadá (25). Na Chave B estão Argentina, Chile, Cuba e Venezuela.
A competição classifica os três primeiros colocados para o 16º Campeonato Mundial, em 2010. Os Estados Unidos, atuais campeões olímpicos, e a República Tcheca, país sede, já estão classificados.
O técnico Paulo Bassul ficou satisfeito com o resultado do sorteio realizado, nesta quinta-feira, em Porto Rico e analisa os adversários na competição, que será disputada no ginásio Aecin Tocantins.
– Porto Rico e República Dominicana têm jogadoras que atuam na NCAA, são equipes com bastante influencia do basquete americano e geralmente muito bem fundamentadas. O Canadá é um time com tradição, que sempre fez jogos duros com o Brasil. As canadenses devem formar um elenco com algumas jogadoras experientes e as da nova geração, que veio conquistando seu espaço nas categorias menores. No outro grupo, acho que o favoritismo é da Argentina e de Cuba – analisou Bassul.
De acordo com o regulamento da Copa América, na primeira fase as oito seleções jogam entre si nos seus respectivos grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a fase semifinal.