| 16/07/2009 01h42min
Em 11 rodadas no Brasileirão, o Grêmio teve seis expulsões. Essa sequência preocupa o técnico Paulo Autuori, que reclama da falta de responsabilidade nas partidas. Após a derrota por 2 a 1 para o Coritiba, nesta quarta, no Brasileirão, o comandante gremista disse que os jogadores precisam ter consciência.
– O importante é a consciência. Os jogadores têm que entender isso, não é só chegar no campo e fazer as coisas mecanicamente – declarou o treinador, que completou: – O que me tira do sério é a falta de responsabilidade da expulsão. E não foi a primeira vez. Eles têm que entender que é preciso ser equilibrado.
Autuori acredita que algumas derrotas do grêmio na temporada ocorreram justamente pelas expulsões.
– Já demos outros jogos para os adversários justamente por perder jogador. Temos que saber o que está acontecendo. Não podemos errar dessa maneira, esses erros comprometem o trabalho da equipe.
Diante do Coritiba, o treinador avalia que faltou maturidade da equipe para chegar à vitória, que seria a primeira fora de casa nesse Brasileirão. De cinco partidas disputadas longe do Olímpico, o time perdeu quatro e empatou uma.
– O Grêmio fez um primeiro tempo em que poderia ter saído com uns dois gols, pelo menos. Jogou muito bem. Mas a equipe precisa ser mais madura, e essa maturidade só se consegue com jogos. Erramos na maneira como tomamos gols e comprometemos tudo com a expulsão do Thiego.
O próximo jogo do Grêmio é contra o Inter, no clássico 377 que será realizado no Olímpico, no domingo. Autuori diz que será preciso jogar com naturalidade para alcançar o objetivo.
– Todo o clássico tem uma atmosfera diferente, tudo o que rodeia o clássico antes, e durante o jogo, é distinto dos demais. Mesmo dentro do clássico tem que ser aquilo que você é. Se quiser fazer mais do que sabe, se complica. Temos que jogar com a naturalidade que temos jogado, sabendo que Gre-Nal é Gre-Nal. Queremos de novo fazer um bom jogo e ganhar. Infelizmente perdemos alguns jogos em que o adversário não foi melhor. Hoje foi um exemplo.
Para o Gre-Nal, Autuori deve contar com o retorno do zagueiro Réver, que se recupera bem de lesão, e do atacante Maxi López, que está gripado. Lesionado, Herrera ainda é dúvida. Tiego, expulso contra o Coritiba, e Léo, que levou o terceiro amarelo nesta noite, ficam fora da partida.
– Herrera não sei, acho difícil. Maxi tem chance porque foi uma gripe. O Réver está praticamente recuperado – comentou.
O atacante Alex Mineiro, que hoje recebeu nova oportunidade, continua no Grêmio. A direção já confirmou, e Autuori também garante.
– O Alex é nosso jogador, hoje teve que ser sacrificado pela expulsão, mas contamos com ele plenamente.
RÁDIO GAÚCHA E CLICESPORTES