| 15/07/2009 21h29min
O técnico Paulo Autuori orientou os jogadores do Grêmio a evitarem expulsões bobas, mas pelo visto eles não escutaram. Depois de Jonas prejudicar o time contra o Sport, nesta quarta-feira foi a vez de Thiego fazer o mesmo e receber cartão vermelho contra o Coritiba. Com um a menos, o time gaúcho não resistiu e acabou cedendo a virada por 2 a 1, no Couto Pereira.
A expulsão do lateral gremista ocorreu aos dois minutos do segundo tempo, quando o jogo estava empatado em 1 a 1. Jonas havia colocado o Grêmio na frente aos nove minutos do primeiro tempo, e Marcelinho Paraíba empatado para o Coritiba aos 46. Aos nove minutos da segunda etapa, o argentino Ariel marcou o gol da vitória dos paranaenses.
Com o resultado, o Grêmio permanece sem vencer fora de casa no Brasileirão. Já são quatro derrotas e um empate. O time segue com 15 pontos, mas deve perder a sexta posição na tabela de classificação no complemento da rodada. Já o time de René Simões vai a 13 pontos, pula para a 11º lugar na tabela e sai da zona de perigo.
Precisando da vitória, o Coritiba foi para cima do Grêmio logo no começo do jogo. E em menos de cinco minutos, obrigou o goleiro Victor a fazer duas defesas difíceis. Primeiro em chute de Marcelinho Paraíba de fora da área, aos quatro minutos. Dois minutos depois, foi a vez de Marcos Aurélio testar o goleiro gremista, também de fora da área.
Foi o Grêmio, no entanto, quem abriu o placar e logo na primeira oportunidade que teve. Tcheco retomou a bola no meio e ligou rapidamente o contra-ataque com Fábio Santos na esquerda. O lateral avançou com a bola e fez ótimo passe para Jonas, que cortou o zagueiro e chutou rasteiro. A bola passou por baixo do goleiro Vanderlei e entrou.
Com o placar favorável, o time de Paulo Autuori passou a dominar o jogo. Bem postado na defesa, o Grêmio esperava o erro do Coritiba para sair nos contra-ataques. As principais jogadas tiveram origem nas laterais, principalmente pelo lado de Fábio Santos. Aos 21, ele deixou Alex Mineiro em condições de fazer o segundo, mas o atacante errou a finalização.
Também pelas pontas o Grêmio teve duas chances seguidas aos 38. Alex Mineiro recebeu livre na direita e cruzou na área para Jonas, mas o atacante não alcançou. Maylson recuperou na ponta esquerda e cruzou novamente na área. Livre, Fábio Santos cabeceou para fora. O Coritiba, ao contrário, não desperdiçou a chance que teve. Aos 46, Marcelinho Paraíba acertou o ângulo esquerdo de Victor para empatar.
Na segunda etapa, o Grêmio voltou com a mesma formação. Mas com menos de dois minutos de jogo ficou com um jogador a menos, por causa da expulsão infantil de Thiego. Na linha de fundo de ataque, o zagueiro transformado em lateral acertou pontapé em Douglas. Recebeu o cartão vermelho e se juntou ao zagueiro Léo, que levou o terceiro amarelo, como desfalque no Gre-Nal.
Com um a menos, o Grêmio se desmanchou taticamente. O Coritiba foi para cima e não demorou muito para fazer o gol da vitória. Logo aos sete minutos, Marcos Aurélio recuperou uma bola má afastada pela defesa gremista e cruzou na área para Ariel. Livre, o argentino teve tempo de dominar e soltar a bomba indefensável no canto esquerdo de Victor para fazer 2 a 1.
Depois do gol, Paulo Autuori tentou comandar uma reação do banco de reservas. Recompôs a defesa com a entrada de Makelele no lugar de Alex Mineiro. Em seguida, colocou Joílson no lugar de Maylson, de atuação discreta. E por fim pôs Perea na vaga de Jonas. Mas nenhuma das alterações deu resultado, e o Grêmio teve de engoliar outra derrota fora de casa.
CLICESPORTESGols: Jonas (G), aos nove, e Marcelinho Paraíba (C), aos 46 minutos do primeiro tempo; Ariel (C), aos sete minutos do segundo tempo. Cartões amarelos: Leandro Donizete, Carlinhos Paraíba e Rodrigo Pontes (C); Léo, Maylson, Fábio Santos e Victor (G). Expulsão: Thiego (G). Arbitragem: Gutemberg de Paula Fonseca, auxiliado por Ricardo de Almeida e Cláudio José de Oliveira Soares (trio do RJ). Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR). | |
CORITIBA (2) | GRÊMIO (1) |
---|---|
Vanderlei; Rodrigo Heffner (Rodrigo Pontes), Cleiton, Demerson e Douglas Silva; Leandro Donizete, Pedro Ken, Carlinhos Paraíba e Marcelinho Paraíba; Marcos Aurélio (Bruno Batata) e Ariel. | Victor; Thiego, Léo, Rafael Marques e Fábio Santos; Túlio, Adílson, Maylson (JoÍlson) e Tcheco; Jonas (Perea) e Alex Mineiro (Makelele). |
Técnico: René Simões. | Técnico: Paulo Autuori. |