| 15/07/2009 21h25min
O Avaí surpreendeu e venceu o Goiás por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, no Estádio Serra Dourada, em Goiás, conquistando os primeiros três pontos fora de casa pela Série A do Brasileiro.
O atacante Muriqui marcou o primeiro gol da partida, aos 3 minutos do segundo tempo, e Roberto fechou o placar aos 44 minutos da etapa complementar, marcando um belo gol.
>>> Assista aos gols de Goiás 0 x 2 Avaí (PCF)
Com o resultado, o Avaí alcança os 10 pontos na classificação geral, e o Goiás permanece com 14 pontos.
Pela 12ª rodada, o Avaí enfrenta o Sport no domingo, dia 19, às 18h30min, na Ilha do Retiro, em Pernambuco. O Goiás encara o Fluminense no sábado, dia 18, às 18h30min, no Maracanã.
O jogo
Goiás e Avaí se estudaram muito no primeiro tempo de
partida e marcaram de perto as saídas de bola. Assim, as jogadas ficam restritas ao meio-de-campo.
A primeira chance de gol para o Leão da Ilha aconteceu aos 12 minutos, com Marquinhos cobrando escanteio fechado no primeiro poste. O goleiro Harlei precisou agir rápido para evitar o gol olímpico do meia azurra.
Aos 16 minutos, o lateral Douglas recebeu na frente da grande área avaiana e chutou forte e rasteiro, mas a bola saiu pela linha de fundo, sem perigo para o goleiro Eduardo Martini. Dois minutos depois, o time do Goiás arriscou com um chute de longe pela esquerda, e Eduardo Martini rebateu a bola para dentro da área. O volante Ramalho pegou a sobra e chutou para o gol, mas o assistente assinalou o impedimento.
O Leão da Ilha, mais oportunista, chegou com perigo ao gol em dois lances de Muriqui. Aos 25 minutos, o atacante recebeu na cara do gol e Harlei se antecipou para evitar o tento. Um minuto depois, Muriqui recebeu pela direita e
chutou forte. A bola entraria no
ângulo, mas o arqueiro do Goiás se esticou para fazer a defesa.
Aos 44 minutos, o Goiás teve a chance mais clara de gol na primeira etapa. Ramalho armou a jogada pela direta do ataque goiano e cruzou no segundo poste, para deixar o atacante Felipe sozinho na cara do gol. O goleiro Eduardo Martini saiu em cima do adversário e fez uma ótima defesa.
Segundo tempo
O Avaí começou melhor o segundo tempo e abriu o placar logo aos 3 minutos, com o gol do atacante Muriqui. A jogada iniciou com William avançando em velocidade pelo meio e dando o passe para Muriqui de frente para a meta. O atacante azurra olhou o posicionamento do arqueiro goiano e chutou com precisão. Aos 6 minutos, William quase ampliou para o Avaí com um cabeceio forte no meio do gol.
Em desvantagem no marcador, o Goiás partiu para cima do Avaí, mas a equipe comandada pelo técnico Silas conseguiu administrar a situação. Aos 24 minutos, o
volante Amaral arriscou da intermediária um chute forte que
explodiu no travessão da meta avaiana.
Aos 35 minutos, o técnico Hélio dos Santos sacou o lateral Douglas para colocar o atacante Jael. No mesmo momento, Silas tirou Muriqui para colocar o atacante Roberto, deixando claro que não iria jogar na retranca.
A aposta do técnico azurra deu certo, e aos 44 minutos, Léo Gago enxergou Roberto livre na intermediária e fez o lançamento. O atacante dominou, ganhou dos marcadores na velocidade e chutou em cima do goleiro Harlei. A bola subiu, e na sobra, Roberto bateu de primeira para balançar as redes.
FICHA TÉCNICA
Goiás (0)
Harlei; Valmir Lucas, Leandro Eusébio, Ernando; Douglas (Jael), Amaral (Anderson), Ramalho, Felipe Menezes (Rafinha), Júlio César; Bruno Meneghel e Felipe.
Técnico: Hélio dos Anjos
Avaí
(2)
Eduardo Martini; Rafael, Augusto, Marcus Winícius; Michel (Luis Ricardo), Léo Gago, Ferdinando, Marquinhos, Muriqui (Roberto) e
Eltinho; William (Caio).
Técnico: Silas
Gols: Muriqui, aos três minutos e Roberto, aos 44 minutos do segundo tempo (A).
Cartões Amarelos: Anderson, Bruno Meneghel e Valmir Lucas (G). Marquinhos e Ferdinando (A).
Arbitragem: Heber Roberto Lopes (PR), auxiliado por José Hamilton Pontarolo e José Javel Silveira (RS).
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia-GO.
Matéria atualizada às 21h50min.
Marquinhos (esq.) comemora com Roberto o segundo gol do Avaí no Serra Dourada
Foto:
Carlos Costa, Lancepress