| 15/07/2009 08h58min
Cruzeiro e Estudiantes fazem a grande decisão da 50ª edição da Taça Libertadores da América, a partir das 21h50min desta quarta-feira, no Mineirão. E são dois gigantes na competição. Enquanto os mineiros buscam o tri da América, os argentinos querem o título pela quarta vez.
Os brasileiros voltam à decisão 12 anos depois de conquistarem o bicampeonato, em 1997 – venceram pela primeira vez em 76. Do lado argentino, a espera foi ainda mais angustiante: 38 anos longe do cobiçado troféu. Depois do tri de 68, 69 e 70, Los Pinchas foram parar no fim da fila.
Na semana passada, na Argentina, a primeira partida da decisão terminou empatada em 0 a 0. Agora, quem vencer leva a taça. Em caso de empate por qualquer placar, a decisão vai para a prorrogação. Persistindo a igualdade, disputa de pênaltis.
Além do duelo mais recente, na fase de grupos os times se enfrentaram e prevaleceu o equilíbrio. No Mineirão, vitória celeste por 3 a 0. No estádio Ciudad de La Plata, 4 a 0 para o Estudiantes.
O técnico Adilson Batista tem o grupo praticamente completo. A única dúvida na equipe ronda o zagueiro Thiago Heleno, que se recuperou de uma entorse no tornozelo direito, mas ainda está sem ritmo. Se ele não for escalado, Anderson continua ao lado de Leonardo Silva.
O duelo terá um sentido ainda mais especial para o volante Ramires. Será a despedida dele do clube mineiro. Uma semana após a decisão, ele vai se apresentar ao Benfica, de Portugal. A saudade é grande, mas ainda há algo importante a resolver.
– Claro que o coração está apertado por ser a última vez, mas agora é concentrar para conquistar o título – disse.
No Estudiantes, o clima é de total confiança. Craque e jogador mais perigoso do Estudiantes, Verón comanda o time. Dos pés dele saem as principais jogadas ofensivas do time, que tem um jogo de troca de passes característico da escola argentina.
– É a partida mais importante do Estudiantes nos últimos 39 anos. É um título que pode marcar essa geração. Então, temos de jogar com alma, com entrega, mas também com inteligência – pregou o técnico Alejandro Sabella.
Com informações do GloboEsporte.com