| 12/07/2009 20h37min
O Nacional venceu neste domingo o Defensor Sporting por 2 a 1, de virada, na primeira partida da final do Campeonato Uruguaio. Diante de um público pequeno no Estádio Centenário de Montevidéu, o Nacional superou o rival pela terceira vez seguida e agora joga por um empate na próxima quarta-feira para ser campeão.
Há uma semana, o Defensor levava vantagem, em função do título conquistado no Torneio Clausura, e por ter melhor campanha durante todo o ano. A equipe precisava de apenas uma vitória em três jogos para levantar o título, mas empatou dois e perdeu um por 3 a 0.
Pouco antes do final do primeiro tempo, dois jogadores foram expulsos: Alexander Medina, do Nacional, e o goleiro Martín Silva, do Defensor, levaram vermelho por provocarem uma briga que envolveu quase todos os jogadores em campo.
Os gols ficaram para o segundo tempo. Aos 21min, Pintos abriu o placar para o Defensor, após falha da defesa do Nacional, e colocou o time com vantagem pela primeira vez em toda a disputa pelo título.
No entanto, faltando dez minutos para o fim, Coates empatou ao acertar cabeçada após cobrança de escanteio. Quando tudo caminhava para um empate, Biscayzacú virou aos 41min e deixou a equipe mais perto do título.
EFE