| 12/07/2009 11h18min
Além de quebrar no GP da Alemanha um jejum de 28 anos sem vitórias da Austrália na Fórmula 1, Mark Webber se tornou o 102º piloto a vencer uma corrida na categoria. Mas o piloto da Red Bull acabou também quebrando um recorde "negativo": foi o que mais demorou para conquistar uma vitória na categoria, na sua 132ª corrida.
Antes, o detentor da vitória mais demorada era Rubens Barrichello, que venceu o GP da Alemanha de 2000 na sua 123ª tentativa.
Na véspera da corrida, Webber fez brincadeira quando perguntado sobre o que esperar do GP. Pole position, o piloto da Red Bull disse que gostaria que a corrida não fosse marcada por confusões para que ele pudesse caminhar tranquilamente rumo à primeira vitória na Fórmula 1.
– Estou em uma boa posição para tentar a primeira vitória. Estamos preparados para a luta, mas gostaria de uma corrida entediante. Seria o ideal para mim, apesar de estarmos preparados para qualquer tipo de condição. Sabemos que somos competitivos – disse o australiano, que obteve sua primeira pole.
Ao contrário do que esperava Webber, as confusões ocorreram. Primeiro, ele enconstou em Rubinho na largada, e acabou sendo punido. Depois foi a vez de Rubinho ser prejudicado pela confusão nos boxes de sua equipe, que lhe custaram 11 segundos e a liderança em metade da prova.
Tirando vantagem da confusão com o brasileiro, Webber assumiu a ponta para não largar mais.
LANCEPRESS!