| 08/07/2009 12h30min
O Universidad de Chile conquistou o Torneio Apertura chileno ao vencer o Unión Española pelo placar de 1 a 0, fora de casa, em partida disputada na noite de terça-feira. O gol do título foi marcado pelo uruguaio Oliveira, aos 18min do 2º tempo. A primeira partida, disputada domingo passado, terminou empatada em 1 a 1.
Foi o 13º título do Universidad de Chile. O confronto aconteceu no pequeno estádio Santa Laura, com capacidade para apenas 18 mil pessoas.
Depois da partida, uma pessoa ficou gravemente ferida e outras 245 acabaram detidas nas comemorações pelo título. Logo após a partida, as ruas da capital Santiago foram tomadas por torcedores do Universidad de Chile.
Um torcedor identificado como Marcelo Miranda, de 25 anos, foi apunhalado ao resistir a um assalto no meio da multidão. Ele foi internado e os dois homens que tentaram praticar o crime foram detidos.
Muitas lojas foram danificadas e tiveram produtos roubados das vitrines. Os policiais tiveram de usar jatos de água e gás lacrimogêneo para dispersar a multidão.
EFE