| 30/06/2009 15h09min
Você já percebeu que Porto Alegre virou a capital do futebol? As decisões do título da Copa do Brasil entre Inter e Corinthians, no Beira-Rio, e da vaga na final da Libertadores com Grêmio e Cruzeiro provocaram uma invasão como nunca se viu na capital gaúcha. Não de torcedores, mas da mídia. Do Brasil e das Américas. Vai ser duro arrumar lugar para todo mundo no Beira-Rio e Olímpico.
O Sportv e a Globo, por exemplo. O programas do Sportv serão todos transmitidos de Porto Alegre. O Tá na Área, amanhã, terá Antônio Lopes das cabines do Beira-Rio. Lopes é primeiro e único técnico a ganhar uma Copa do Brasil com o Inter, em 1992. Além dele, um time de convidados: Taffarel, Renan (que na quinta-feira se reapresenta no Valencia, na Espanha), Rosinei, Neto e Gustavo Spolidoro (diretor do filme Gigante — Como o Inter
Conquistou o Mundo). Na quinta-feira é a vez do
Grêmio: os ex-campeões da Libertadores Paulo Roberto Coelhinho, Danrlei e Roger. E mais Humberto Gessinger, vocalista dos Engenheiros do Hawaii, e o cineasta e gremista atuante José Pedro Goulart.
Para o jogo do Inter contra o Corinthians são 52 rádios e 14 emissoras de TV credenciadas. Há pedidos até do Pará, no embalo de Ronaldo Fenômeno. Para o jogo do Grêmio diante do Cruzeiro são 30 rádios e 10 canais de televisão, aí incluída a Fox, que vai transmitir a semifinal da Libertadores para toda a América do Sul com uma equipe argentina.
Somando tudo, a invasão da mídia conta 82 rádios e 24 emissoras de TV.
Ao todo, a Associação dos Cronistas Esportivos do Rio Grande do Sul (ACEG) estima em 600 o número de jornalistas que baixarão em Porto Alegre entre amanhã e quinta-feira. Este exército vai aumentar até amanhã, com os velhos pedidos de última hora.
Não é mesmo uma invasão? Independentemente dos
resultados, ainda que os dois sejam ruins, é uma conquista
inegável do futebol gaúcho fazer os olhos do país e do continente se voltarem para Beira-Rio e Olímpico.
Leia os textos anteriores da coluna No Ataque.
Siga a coluna no Twitter.