| 29/06/2009 10h22min
Show na Vila
Altas Ondas na abertura do Hang Loose Santa Catarina Pro. Ondulação de sudeste, praticamente sem vento, e ondas que chegaram aos 2 metros de altura. Nem a chuva fina, que caiu em alguns momentos, conseguiu afastar o público da Praia da Vila.
O primeiro dia foi marcado pela derrota dos brasileiros e de Kelly Slater, que estava sem seus equipamentos, que não chegaram no voo. Assim, Kelly, de prancha emprestada (bem que eu vi que aquela prancha estava muito estreita), teve a pior apresentação dos últimos tempos.
Em compensação, Mick Fanning arrebentou. Com uma nota 9.5 mostrou que está em condições de conquistar o bicampeonato. Enquanto Joel Parkinson, que não vai
vender barato, fez uma bateria impecável, mostrando que está no nível máximo do surfe mundial.
Os destaques do segundo dia,
com ondas ainda melhores e alguns raios de sol, foram Neco Padaratz e Kelly Slater. Neco fez uma bateria lindíssima, usando as bordas com muito estilo, mostrando que está recuperado da última lesão, e que já está novamente entre os melhores.
Kelly Slater animou o público, com um aéreo – rodando 360 graus –, na primeira onda, uma manobra muito arriscada que lhe rendeu 8.17. Como quem está muito afim de mostrar seu surfe, tive a impressão de que o eneacampeão mundial ainda não está satisfeito. Deve lutar por esse décimo título até o fim.