| 28/06/2009 20h28min
O Brasil já tem duas duplas classificadas para a segunda fase do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia 2009. Alison/Harley e Ana Paula/Shelda, que conquistaram neste domingo suas segundas vitórias na competição realizada nas areias de Stavanger, na Noruega, já estão antecipadamente assegurados entre as 32 parcerias que disputarão a fase eliminatória do torneio mais importante da temporada. Ricardo e Emanuel também alcançaram o segundo triunfo da dupla neste domingo, mas ainda não estão matematicamente classificados.
Líderes do ranking mundial, Alison e Harley asseguraram a vaga ao derrotarem os alemães Jonathan Erdmann e Kay Matysik por 2 sets a 0, parciais de 21/6 e 21/18, em 39 minutos. Com o resultado, a dupla brasileira segue liderando o Grupo A, agora com quatro pontos.
Pelo torneio feminino, as medalhistas olímpicas Ana Paula e Shelda formam a primeira parceria brasileira a avançar para a segunda fase. As brasileiras enfrentaram as austríacas Sara Montagnolli e Barbara Hansel, que não apresentaram muita resistência, e venceram por 2 sets a 0, com duplo 21/14, em 52 minutos.
Com a segunda vitória, as brasileiras seguem liderando o grupo E com quatro pontos, mesma pontuação das gregas Vassiliki Arvaniti e Maria Tsiartsiani. O confronto entre as duplas, às 9h (de Brasília) da próxima terça-feira decidirá o primeiro lugar da chave.
Ricardo e Emanuel também seguem invictos
Também invictos e sem perder sets, os campeões olímpicos de 2004, Ricardo e Emanuel, estão muito próximos de avançar à segunda fase. Com os quatro pontos acumulados, lideram a chave E, seguidos por Andes Hoyer/Bo Soderberg, da Dinamarca, e Penggen Wu/Rui Yin, da China, com três pontos, cada, além de Jan Schnider/Andreas Sutter, da Suíça, com dois.