| 26/06/2009 21h40min
O norte-americano C.J. Hobgood entrou na água na tarde desta sexta-feira, dia 26, para avaliar as condições do mar na Praia da Vila, em Imbituba. Na véspera do início das primeiras baterias do Hang Loose Santa Catarina Pro, o quarto colocado no ranking do ASP World Tour, o antigo WCT, falou sobre as expectativas para a competição e o favoritismo ao título em águas brasileiras. A primeira chamada para o evento está programada para as 7h da manhã deste sábado.
O site do Hang Loose SC Pro acompanha ao vivo
— As expectativas são altas, mas as ondas estão mais ou menos. Então, vamos ver o que acontece. Todo mundo precisa de um bom resultado aqui — disse, em entrevista ao repórter Maykon Oliveira, do clicEsportes.
Questionado sobre quem seria o favorito ao título na Praia da Vila, C.J.
afirmou que tem chances de conquistar a etapa, mas sabe que o
australiano Mick Fainning e o brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, também estão na briga.
— Eu não sei se sou favorito, mas sei que definitivamente tenho uma chance. Se eu pegar uma sequência boa, estarei bem. Mas, neste momento, todo mundo está na disputa, correndo atrás. Eu, o Mick (Fanning) e o Adriano (Mineirinho) podemos nos dar bem aqui. É claro que eu gostaria de chegar nas finais e vencer, terei uma boa vantagem para o resto da temporada — afirmou o norte-americano.
Na quinta colocação do ranking 2009, Mineirinho, de 22 anos, é apontado por Hobgood como um adversário em potencial e, assim como os outros competidores na etapa, precisa garantir um bom resultado para continuar no duelo pelo título mundial.
— Eu acho que ele fará um grande resultado aqui no Brasil. Até acontecer, você nunca sabe. Habilidade para surfar ele tem, mesmo sendo muito jovem. Ele precisa de um bom resultado, assim como todo mundo — encerrou
Hobgood.
Previsão é de ondas
Está tudo pronto para o início do maior campeonato de surfe da América do Sul, com a enorme arena do evento e a Cidade do Surfe na Praia da Vila preparadas para receber um grande público no primeiro final de semana do Hang Loose SC Pro. A expectativa é que o campeonato começe neste sábado:
— Hoje (sexta-feira) deu até um friozinho na barriga, porque o mar baixou um pouco, mas as previsões estão acusando que amanhã o mar sobe e pelo jeito sobe de verdade, tudo indica, com vento sul ainda e devemos começar o evento no sábado mesmo — informou Xandi Fontes, diretor de prova do Hang Loose Santa Catarina Pro, que chefia a comissão que decide quando o campeonato é realizado.
— No domingo, o vento acalma um pouco mais e o mar continua com uma ondulação forte. E na segunda-feira, pelo que estamos acompanhando nas previsões, entra o vento nordeste. Aí pode ser que as ondas comecem a baixar de uma maneira mais rápida — continua explicando Xandi
Fontes.
Primeira Fase Classificatória
01: Jordy Smith (AFR), Tim Boal (FRA), Greg Emslie (AFR)
02: Fredrick Patacchia (HAV), Josh Kerr (AUS), Mikael Picon (FRA)
03: Bobby Martinez (EUA), Jihad Khodr (BRA), Phillip MacDonald (AUS)
04: Kelly Slater (EUA), Tim Reyes (EUA), Marlon Lipke (ALE)
05: Mick Fanning (AUS), Aritz Aranburu (ESP), Nathaniel Curran (EUA)
06: Bede Durbidge (AUS), Dean Morrison (AUS), Ben Bourgeois (EUA)
07: Adriano de Souza (BRA), Kekoa Bacalso (HAV), Neco Padaratz (BRA)
08: Joel Parkinson (AUS), Kai Otton (AUS), Guilherme Ferreira (BRA)
09: Taj Burrow (AUS), Jay Thompson (AUS), Gustavo Fernandes (BRA)
10: C. J. Hobgood (EUA), Dayyan Neve (AUS), Bernardo Pigmeu (BRA)
11: Tom Whitaker (AUS), Dane Reynolds (EUA), Nic Muscroft (AUS)
12: Kieren Perrow (AUS), Drew Courtney (AUS), Michel Bourez (TAH)
13: Taylor Knox (EUA), Heitor Alves (BRA), Roy Powers (HAV)
14: Damien Hobgood (EUA), Chris Ward (EUA), Ben Dunn (AUS)
15: Jeremy Flores (FRA), Chris Davidson (AUS), Tiago Pires (PRT)
16: Mick Campbell (AUS), David Weare (AFR), Dustin Barca (HAV)