| 25/06/2009 18h44min
O shapper Henry Lelot, um dos mais importantes profissionais do cenário do surfe no Brasil, estará no Hang Loose Santa Catarina Pro, em Imbituba, na próxima segunda-feira, dia 29, para discutir o mercado de shapper no Brasil e escutar de perto as necessidades dos atletas de elite do mundial de surfe.
Precursor e inovador em seu trabalho, Lelot irá conduzir um bate-papo com atletas e shappers, a partir das 11h, na Cidade do Surfe. Lelot levantará a questão das novas tecnologias disponíveis na confecção de pranchas e o que deve ser feito para atender às necessidades de atletas profissionais.
Além disso, o shapper apresentará para o público sua grande novidade: as pranchas turbinadas, desenvolvidas com uma exclusiva canaleta, que garante maior velocidade, projeção, segurança e estabilidade. Os surfistas Mick Fanning, Joel Parkinson e Jordy Smith testarão em águas catarinenses as pranchas turbinada projetadas por Lelot.
Carreira marcada
pelo pioneirismo
O shapper
Henry Lelot introduziu a informática no mundo das pranchas com seu método de precisão nos shapes, em 1989, e criador do primeiro curso de shape da história, em 1992, por onde já passaram mais de 700 shapers do Brasil e do exterior.
Pioneiro do epoxy no Brasil e na comercialização de pranchas sob medida via internet, o shaper mantém uma carreira internacional, produzindo suas pranchas no exterior desde 2005, especialmente na Europa, onde é colunista da revista SurfPortugal e escreve matérias para vários sites.
Idealizador da Sociedade Brasileira de Shapers, criada em 2005 com o objetivo de regulamentar a profissão no Brasil, Lelot é também fundador da ONG Organização Surfe do Brasil, que desenvolve um programa de treinamento voltado para a revelação de novos talentos para o esporte, e uma oficina-escola para formação de artesãos para o segmento de confecção de pranchas.
Entre os clientes de Lelot, estão nomes consagrados como Mark Ochiluppo e Andy
Irons, e entre os principais atletas
que atualmente utilizam suas pranchas estão o atual campeão brasileiro Junior John Max e o bi-campeão mundial Pro-junior Pablo Paulino.
Mick Fanning testará em águas catarinenses a prancha turbinada projetada por Henry Lelot
Foto:
Kirstin Scholtz, Asp Images