| 24/06/2009 10h23min
Dos quatro representantes catarinenses na Liga Futsal, três conseguiram ficar entre os 12 que passaram para a segunda fase. O destaque foi a campanha da Krona, de Joinville, que terminou em primeiro lugar com 40 pontos. Logo atrás, a Malwee, de Jaraguá do Sul, ficou na quarta posição, com 35 pontos, e o Florianópolis surpreendeu com a sétima posição, com 31 pontos.
A decepção ficou por conta da Unisul, de Tubarão. Na edição do ano passado, a equipe do Sul do Estado fez uma das melhores campanhas entre os clubes de Santa Catarina, foi uma das sensações da Liga e acabou eliminada nas quarta-de-final pela Malwee, que ficou com o título. Este ano, a Unisul perdeu 11 dos 18 jogos que disputou, somou 17 dos 54 pontos possíveis, terminando na 16ª posição.
Com boas campanhas, Krona e Malwee estão no grupo A na próxima fase e devem se enfrentar no mínimo mais duas vezes na Liga Futsal. Os dois representantes do Norte catarinense conquistaram a vaga com antecedência. Os
jaraguaenses aproveitaram para
poupar os principais jogadores nas rodadas finais e os joinvilenses, para eliminar os cartões amarelos.
Sem grandes estrelas e investimentos, a surpresa entre os times do Estado foi o Florianópolis. Venceu nove das 18 partidas que disputou, empatou quatro e perdeu cinco, conquistando 31 pontos. Com o sétimo lugar, vai disputar a segunda fase no grupo B.
Os três melhores Estados
Os catarinenses conseguiram classificar três entre os 12 para a próxima fase. Os paulistas, dois. Os gaúchos tiveram o melhor aproveitamento: as três equipes que estavam na disputa se classificaram.