| 21/06/2009 13h56min
Assim como os torcedores do Flamengo, que comparecem em bom número mesmo fora de casa, o Brasília também tem uma torcida organizada para lhe apoiar na final do Novo Basquete Brasil (NBB) no Ginásio Nilson Nelson. Mas ao contrário de outros grupos do tipo, o UNI (Unidos pelo Universo) é composto quase que exclusivamente por adolescentes e famílias.
O UNI foi fundado pelo professor de educação física Marcelo Laitano após o Brasília ter sido campeão da Liga das Américas em fevereiro deste ano. A torcida surgiu por meio de contatos de torcedores da equipe da capital federal em um site de relacionamentos na internet.
- O Brasília tinha outra torcida, a TOT, mas que acabou há um ano e meio. Então resolvemos criar uma nova - falou Laitano, de 25 anos.
Enquanto Laitano falava com a reportagem, diversos adolescentes abordava o presidente da UNI para comprar as camisetas da torcida. Cada uma custa R$ 25,00. Além dos uniformes, os torcedores também portavam
faixas.
Por ter muitas
crianças entre seus componentes, a UNI quis ficar longe dos torcedores do Flamengo, que apesar de estarem em menor número, faziam mais barulho.
- Preciso zelar pela segurança de todos aqui, então preferi ficar nas cadeiras ao invés da arquibancada - disse Laitano.
O Flamengo vence a série por 2 a 1 e pode ser campeão caso vença a partida deste domingo. O Brasília precisa vencer para levar a decisão para o quinto jogo, no Rio.