| 20/06/2009 07h30min
A África do Sul, treinada pelo brasileiro Joel Santana, ex-Inter, enfrentará a Espanha a partir das 15h30min (de Brasília) deste sábado no Estádio Free State, em Bloemfontein, ainda com chances de ir às semifinais da Copa das Confederações. Para não ser eliminado, o time da casa precisa empatar com os campeões europeus. A tarefa não será fácil, pois os adversários são os líderes da chave com seis pontos, e asseguraram a classificação de forma antecipada.
A equipe de Joel vem em ascensão e, após o empate sem gols com o Iraque, venceu com autoridade a Nova Zelândia, por 2 a 0. O atacante Bernard Parker foi o destaque, marcando duas vezes, e está confirmado entre os titulares contra a Espanha. Os anfitriões sabem que dependem apenas de si para avançarem às semifinais. Um empate contra os campeões europeus garante os sul-africanos na semifinal.
– Queremos jogar de igual para igual contra a Espanha. Para isso, teremos de manter os pés no chão e não ficar nervosos – afirmou Joel, segundo o site Globoesporte.com.
A equipe europeia está invicta há 34 jogos. Mas o número não assusta o técnico brasileiro.
– O próximo jogo será difícil, mas estamos orgulhosos de nossa convincente atuação contra a Nova Zelândia. Parabenizo a Espanha pelo recorde, mas não me preocupa. Eles são os campeões da Europa e têm um grupo experiente, mas depende de nossa equipe enfrentá-los com maturidade – comentou.
A África do Sul aparece em segundo lugar no Grupo A, com quatro pontos, e ficará de olho no duelo entre Iraque e Nova Zelândia. Os campeões asiáticos têm um ponto e ainda possuem chances de classificação – têm de torcer por derrota sul-africana e ainda tirar a diferença no saldo de gols, no momento, 2 contra -1. Pelo lado dos espanhóis, o técnico Vicente Del Bosque deve promover mudanças na equipe titular, visando poupar seus principais jogadores para a semifinal.
Iraque ainda sonha com a vaga
O Iraque também tem chances de ir às semifinais. O time enfrenta a Nova Zelândia a partir das 15h30min (horário de Brasília) deste sábado. Os comandados do sérvio Bora Milutinovic chegam a Johanesburgo com a necessidade de superar os representantes da Oceania e, além disso, torcer para uma derrota da África do Sul para a Espanha.
Os iraquianos estão em terceiro lugar, com um ponto – três a menos que os anfitriões. Caso vençam e a África do Sul perca, a definição da vaga será pelos critérios de desempate.
CLICESPORTES