| 18/06/2009 14h41min
Depois de disputarem o título do Campeonato Sul-Americano infanto-juvenil masculino de 2008, Brasil, vice-campeão, e Argentina, atual campeã, voltarão a se enfrentar em Chapecó (SC). O primeiro confronto será nesta sexta, às 19h. No dia seguinte, às 10h, as equipes estarão frente a frente mais uma vez. As duas partidas serão disputadas no Ginásio Ivo Silveira. A entrada é franca, mas os torcedores podem contribuir com a doação de agasalhos.
No Brasil desde o último dia 8, a seleção argentina está concentrada no Centro de Desenvolvimento do Voleibol (CDV-S), em Saquarema (RJ). De lá para cá, brasileiros e argentinos já fizeram cinco jogos-treino no CDV-S, com três vitórias para o time verde-amarelo. Os rivais foram os primeiros e únicos a desbancar o Brasil em Campeonatos Sul-Americanos. Em 16 edições da competição, foram 15 conquistas brasileiras e uma argentina.
– As duas equipes estão lutando para chegar ao Mundial em ótimas condições. Os dois times têm qualidades. Temos que buscar um maior equilíbrio entre os fundamentos e melhorar nossas transições de bloqueio e defesa para o contra-ataque. Vamos aproveitar esses jogos para crescer em tudo o que for possível – afirmou Percy Oncken, que comandou a seleção brasileira nos últimos quatro títulos mundiais.
Os amistosos em Chapecó fazem parte da preparação de Brasil e Argentina para o Campeonato Mundial da categoria, que será realizado na Itália, entre os dias 28 de agosto e 6 de setembro. Maior vencedora da competição, com seis conquistas (89, 91, 93, 95, 01, 03), o Brasil lutará pela sétima medalha de ouro.