| 17/06/2009 16h50min
O Inter tem um aliado nos duelos com o Corinthians pela final da Copa do Brasil: o histórico. Há quase seis anos, o alvinegro paulista não consegue vencer o Colorado. A última vez que isto aconteceu foi no dia 24 de agosto de 2003. Resta aos comandados de Tite manter a escrita no jogo de ida, marcado para as 21h50min (horário de Brasília) desta quarta no Pacaembu.
E foi neste estádio que o Corinthians conseguiu superar o Colorado pela última vez, pelo Brasileirão. Comandados por Geninho, os paulistas fizeram 3 a 1, com dois gols de Wilson e um de Jô. Jefferson Feijão descontou para o Inter, dirigido na ocasião por Muricy Ramalho.
O Corinthians ainda tinha no elenco o lateral-esquerdo Kleber, agora do lado rival, além dos volantes Cocito, ex-Grêmio, e Fabinho, que recentemente deixou o clube e foi para o Cruzeiro. Jogavam pelo Alvinegro ainda o atacante Jamelli e do goleiro Rubinho. O Inter já contava em seu ataque com Nilmar, antes de se transferir para o Lyon e, depois, para o próprio Corinthians. A equipe era composta também pelo zagueiro André Cruz, o meia Cleiton Xavier e o lateral-direito Élder Granja, recentemente anunciado pelo Sport.
Depois disso, alvinegros e colorados voltaram a jogar nove vezes, sendo quatro vitórias dos gaúchos e cinco empates. Entre eles, está o polêmico 1 a 1, também no Pacaembu, em 20 de novembro de 2005. Na ocasião, o árbitro Márcio Rezende de Freitas não marcou um pênalti do goleiro Fábio Costa sobre o volante Tinga e ainda o expulsou por supostamente simular o lance.
A última vez que os times se enfrentaram foi na primeira rodada do Brasileirão de 2009. Jogando com muitos reservas, o Alvinegro perdeu por 1 a 0, com um golaço marcado por Nilmar, que driblou toda a defesa adversária e tocou no canto esquerdo de Felipe.
Apesar da superioridade do Inter nos últimos anos, o confronto é equilibrado. Em 65 jogos, foram 20 vitórias do Corinthians contra 19 do Colorado. Aconteceram 26 empates. Em uma das mais importantes partidas, em 1976, os gaúchos conquistaram o Brasileirão sobre o Timão. As informações são do site Globoesporte.com.