| 15/06/2009 17h34min
A Itália venceu os EUA por 3 a 1 na tarde desta segunda-feira, na estreia das duas seleções na Copa das Confederações, em Pretória, na África do Sul. Apesar do favoritismo, os italianos tiveram dificuldades e saíram perdendo.
Com a vitória, a Itália lidera o Grupo B com três pontos. O Brasil, que venceu o Egito por 4 a 3, tem o mesmo número de pontos, mas perde no saldo de gols. Egito e EUA ficaram sem pontuar.
A partida começou equilibrada e violenta. Aos 32 minutos, Clarck, dos EUA, recebeu cartão vermelho direto por entrada violenta em Gattuso. Quando tudo parecia favorecer a Itália, a surpresa. Altidore entrou na área e sofreu pênalti, aos 40 minutos. O capitão norte-americano, Donovan, cobrou e abriu o placar.
No segundo tempo, a Itália fez valer sua vantagem numérica. Mas, mesmo assim, não apresentou um futebol de qualidade. Aos 13 minutos, Rossi roubou uma bola no meio de campo, avançou e chutou de fora da área para empatar. O gol da virada
saiu da única forma que a Itália
conseguia ameaçar: com chutes de longa distância. De Rossi arriscou e o goleiro Howard aceitou.
Já nos descontos da partida, Rossi aproveitou cruzamento de Pirlo e chutou de primeira para fechar o placar. O autor do primeiro e do terceiro gol da Itália nasceu nos EUA e se naturalizou italiano.
Na próxima rodada, a Itália pega o Egito e os EUA enfrenta o Brasil. Os dois confrontos serão realizados na próxima quinta-feira, dia 18.