| 15/06/2009 12h26min
A disputa entre a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a Associação dos Times da Fórmula 1 (Fota), ou melhor, entre Max Mosley, presidente da FIA; e Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari e da Fota; continua. Nesta segunda-feira, a entidade máxima do automobilismo mundial divulgou um comunicado no qual garante que a reunião da semana passada com integrantes da organização das equipes foi “muito construtiva”, mas critica, indiretamente, a resistência demonstrada pelo dirigente italiano. As informações são do GloboEsporte.com.
– A FIA acredita que participou de uma reunião muito construtiva com uma grande chance de acerto. No entanto, a FIA ficou surpresa ao ver que certos integrantes da Fota não presentes na reunião afirmaram de forma falsa que nada foi concretizado e que o encontro foi uma perda de tempo. Existe claramente um elemento na Fota que está determinado a evitar qualquer acordo, sem se importar com os danos que isso pode causar ao esporte – informou na nota.
Confira a íntegra
Na última quinta-feira, o presidente da FIA recebeu uma delegação da Fota, que consistia de Stefano Domenicali (Ferrari), Christian Horner (Red Bull), Ross Brawn (Brawn GP), John Howett (Toyota) e Simone Perillo (Fota).
Durante o encontro, a Fota teve conhecimento de que a FIA queria encorajar a entrada de novas equipes no campeonato, para manter sua vitalidade e viabilidade econômica a longo prazo. O acordo foi alcançado no regulamento técnico para 2010, que oferece assistência para os novos times das equipes atuais, em diversas áreas vitais.
Também foi concordado que os objetivos da Fota e da FIA na redução dos custos eram muito próximos, e que os especialistas financeiros de ambos os lados devem se encontrar na primeira oportunidade possível para finalizar os detalhes.
Foi proposto pela FIA que qualquer assunto percebido sobre administração e estabilidade devem ser eliminados com a extensão do Pacto de Concórdia de 1998 até 2014, evitando, assim, longas negociações por um novo acordo. Isso foi bem recebido pelos presentes, que se encarregaram em levar a sugestão aos outros integrantes da Fota.
A FIA acredita que participou de uma reunião muito construtiva com uma grande chance de acerto. No entanto, a FIA ficou surpresa ao ver que certos integrantes da Fota não presentes na reunião afirmaram de forma falsa que nada foi concretizado e que o encontro foi uma perda de tempo. Existe claramente um elemento na Fota que está determinado a evitar qualquer acordo, sem se importar com os danos que isso pode causar ao esporte.
A FIA publicará em breve um relato detalhado e documentado dos fatos de seu acordo com a Fota.
O SporTV transmite os três treinos livres para o GP da Inglaterra. O primeiro começa às 6h de sexta-feira (horário de Brasília); o segundo, às 10h; e o terceiro, às 6h de sábado. A RBSTV mostra o treino classificatório, às 9h de sábado, e a corrida, às 9h de domingo.