| 12/06/2009 07h23min
Desta vez, nem Gina Marie Incandela, o talismã do Orlando Magic, adiantou. A menina de sete anos cantou o hino nacional norte-americano, mas o Los Angeles Lakers venceu os donos da casa na madrugada desta sexta por 99 a 91, na prorrogação, e fez 3 a 1 na série final. Foi a primeira vez que a equipe da casa caiu após a apresentação da menina – tinha sete vitórias até agora. O quinto jogo da série melhor de sete também ocorre na Flórida, no domingo, às 21h (horário de Brasília).
O cestinha da partida foi Kobe Bryant, com 32 pontos. Dwight Howard também se destacou, com 21 rebotes e nove tocos. Mas o fator determinante para o triunfo da equipe do Oeste foi o veterano armador Derek Fisher, que acertou duas bolas de três importantíssimas.
O início do confronto foi truncado e de muito estudo pelos dois times. Após a má atuação nos momentos decisivos do terceiro jogo, Kobe Bryant tentou mais arremessos e converteu metade deles. Mas o Lakers não contava que seu poderio no garrafão ficaria enfraquecido logo de cara. O pivô Andrew Bynum e os alas Pau Gasol e Lamar Odom chegaram rapidamente a duas faltas e tiveram de ir para o banco. Ponto para o Magic, sobretudo Dwight Howard, que se valeu da ausência do trio para conquistar incríveis 14 rebotes apenas no primeiro tempo.
O excesso de faltas também obrigou o técnico do Lakers, Phil Jackson, a pôr em quadra reservas que pouco tinham atuado na série, como Josh Powell e DJ Mbenga. Aí prevaleceu o melhor equilibro do Orlando Magic, que conseguiu pela primeira vez abrir dois dígitos de vantagem na série: 37 a 27. A frente se manteve até o fim do segundo quarto, e o time da Florida foi para o vestiário com vitória parcial de 49 a 37.
O Lakers voltou para o segundo tempo com uma postura mais agressiva na defesa e no ataque. O responsável pela reação foi o ala Trevor Ariza, que vinha sumido na série. Ele marcou 13 pontos, infernizou o ataque do Orlando com desarmes e marcação cerrada. Resultado: os californianos venceram o terceiro quarto por 30 a 14, e entrou no quarto período à frente por quatro pontos (67 a 63).
No quarto período, as equipes se revezaram na liderança do placar. No fim, o Magic conseguiu abriu pontos (87 a 84) e parecia ter definido o triunfo a seu favor. Mas o veterano Derek Fisher acertou uma incrível bola de três a 4,6 segundos do fim e empatou o duelo.
Na prorrogação, o Lakers controlou melhor os nervos, mas novamente contou com Fisher para vencer. O armador acertou outra cesta de três, desta vez quando o placar apontava 91 a 91, e praticamente selou o triunfo.
No fim, após rápido contra-ataque, Pau Gasol sofreu falta dura do francês Mickael Pietrus e ambos se estranharam. Eles foram contidos e o Orlando ainda teve 21 segundos de posse de bola para tentar voltar à partida, mas falhou. E o Lakers ficou a 48 minutos de garantir mais um troféu de campeão.
LANCEPRESS